(Português do Brasil) Por que usamos detergente? (V.6, N.2, P.2, 2023)

Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Tiempo de leer: 4 minutos

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

#acessibilidade: Pessoa lavando um prato com água corrente. 

Texto escrito por Gabriely Amancio de Olivera e Vinnícius de Souza Ferreira

Você já se perguntou o porquê de misturarmos água com detergente ao lavarmos a louça? Ou por que não utilizamos somente a água para realizar esta tarefa? O uso da mistura água e detergente tornou-se habitual no processo de limpeza na casa de muitos brasileiros, mas você sabe o porquê? Para responder essa pergunta, precisamos saber que a água e a gordura não se misturam, o que gera a necessidade da utilização do detergente.

A água, o detergente e a gordura possuem uma coisa em comum: eles são formados por moléculas. As moléculas são um conjunto de átomos que estão ligados entre si, sejam eles elementos iguais ou diferentes. Por exemplo, a molécula de água (H2O) é formada por dois elementos diferentes, sendo dois átomos de hidrogênio (H) e um de oxigênio (O). Podemos classificar as moléculas segundo a sua polaridade, ou seja, se a molécula é apolar (não possui pólos) ou polar (possui pólos). Essa polaridade depende da forma em que as cargas estão distribuídas na molécula.

O conceito de polaridade nos permite entender a solubilidade de uma substância em outra e porque algumas substâncias interagem, ou não, com outras. Existe uma regra de solubilidade, substâncias polares tendem a se dissolver em líquidos polares e substâncias apolares, em líquidos apolares. Assim, conseguimos explicar, por exemplo, porque a água e a gordura não se misturam. A água é uma molécula polar, diferente da molécula de gordura, que em comparação pode ser considerada apolar. A interação entre essas substâncias é muito pequena, por isso a água não consegue dissolver a gordura. Já a molécula de detergente possui uma estrutura química com uma parte polar e outra apolar, sendo capaz de interagir com moléculas polares e com moléculas apolares ao mesmo tempo. Ou seja, o detergente consegue se misturar tanto com a água, que é polar, como com a gordura,  apolar e permite lavar a louça suja

detergente 300x169 - (Português do Brasil) Por que usamos detergente? (V.6, N.2, P.2, 2023)

#acessibilidade: Estrutura do detergente, onde a cauda apresenta propriedade apolar e a parte redonda propriedade polar.

O detergente é um tipo de espécie química chamada anfifílica, que é capaz de interagir com a água, ou seja, é hidrofílica, mas também de interagir com substâncias apolares graças à sua porção hidrofóbica. E isso tudo acontece de um jeito muito interessante! Durante a limpeza de um objeto engordurado, microscopicamente ocorre a formação de micelas, que são estruturas formadas quando uma gotícula de gordura (óleo) é envolvida por gotículas de detergente. A este processo dá-se o nome de emulsificação, onde o detergente promove a dispersão das moléculas de gordura em água.

micelas 300x263 - (Português do Brasil) Por que usamos detergente? (V.6, N.2, P.2, 2023)

moleculas na louca 300x115 - (Português do Brasil) Por que usamos detergente? (V.6, N.2, P.2, 2023)

#acessibilidade: Formação de micelas.

A partir da formação de micelas, a parte polar (hidrofílica) do detergente interage diretamente com as moléculas de água, permitindo, então, que a água “leve embora” as moléculas de gordura “presas” pelas moléculas de detergente. Por essa razão, não utilizamos apenas a água para lavar a louça, pois precisamos que o detergente esteja presente, para “unir” água e gordura.

Em nosso cotidiano, utilizamos diversos tipos de detergente, cada um para uma determinada função, pois o detergente para lavar a louça, não é o mesmo que usamos para lavar os cabelos e vice-versa. O fator que determina para que o detergente será utilizado está na variação que pode ocorrer na parte polar de sua estrutura, por exemplo:

CLASSIFICAÇÃO

ESTRUTURA POLAR

UTILIZAÇÃO

Detergente Catiônico

Apresenta um grupo carregado positivamente.

Amaciantes de roupas e condicionadores capilares.

Detergente Aniônico

Apresenta um grupo carregado negativamente.

Produtos para lavar carros e também utensílios domésticos.

Detergente Neutro ou Não Iônico

Não apresentam grupos carregados

Cosméticos em geral.

Detergente Anfótero

Apresentam um grupo negativo e um grupo positivo

Shampoos, sabonetes líquidos e hidratantes.

Por esses motivos, devemos escolher o melhor tipo de detergente para cada situação, dessa forma teremos sempre a melhor eficiência possível, utilizando a química como nossa aliada.

Para saber mais:

Livro: “Contém Química – Tarja Preta”, capítulo; Agente duplo: O que limpa no sabão? Editora UFABC

ClickCiência UFSCar – Ciência Explica – «Como o detergente limpa a gordura?»

Manual do Mundo – 4 experiências incríveis para fazer com água 

Compartilhe:

1 comentário(s) em “(Português do Brasil) Por que usamos detergente? (V.6, N.2, P.2, 2023)

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *