Por que usamos detergente? (V.6, N.2, P.2, 2023)

Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify
Tempo de leitura: 4 minutos
#acessibilidade: Pessoa lavando um prato com água corrente. 

Texto escrito por Gabriely Amancio de Olivera e Vinnícius de Souza Ferreira

Você já se perguntou o porquê de misturarmos água com detergente ao lavarmos a louça? Ou por que não utilizamos somente a água para realizar esta tarefa? O uso da mistura água e detergente tornou-se habitual no processo de limpeza na casa de muitos brasileiros, mas você sabe o porquê? Para responder essa pergunta, precisamos saber que a água e a gordura não se misturam, o que gera a necessidade da utilização do detergente.

A água, o detergente e a gordura possuem uma coisa em comum: eles são formados por moléculas. As moléculas são um conjunto de átomos que estão ligados entre si, sejam eles elementos iguais ou diferentes. Por exemplo, a molécula de água (H2O) é formada por dois elementos diferentes, sendo dois átomos de hidrogênio (H) e um de oxigênio (O). Podemos classificar as moléculas segundo a sua polaridade, ou seja, se a molécula é apolar (não possui pólos) ou polar (possui pólos). Essa polaridade depende da forma em que as cargas estão distribuídas na molécula.

O conceito de polaridade nos permite entender a solubilidade de uma substância em outra e porque algumas substâncias interagem, ou não, com outras. Existe uma regra de solubilidade, substâncias polares tendem a se dissolver em líquidos polares e substâncias apolares, em líquidos apolares. Assim, conseguimos explicar, por exemplo, porque a água e a gordura não se misturam. A água é uma molécula polar, diferente da molécula de gordura, que em comparação pode ser considerada apolar. A interação entre essas substâncias é muito pequena, por isso a água não consegue dissolver a gordura. Já a molécula de detergente possui uma estrutura química com uma parte polar e outra apolar, sendo capaz de interagir com moléculas polares e com moléculas apolares ao mesmo tempo. Ou seja, o detergente consegue se misturar tanto com a água, que é polar, como com a gordura,  apolar e permite lavar a louça suja

detergente 300x169 - Por que usamos detergente? (V.6, N.2, P.2, 2023)

#acessibilidade: Estrutura do detergente, onde a cauda apresenta propriedade apolar e a parte redonda propriedade polar.

O detergente é um tipo de espécie química chamada anfifílica, que é capaz de interagir com a água, ou seja, é hidrofílica, mas também de interagir com substâncias apolares graças à sua porção hidrofóbica. E isso tudo acontece de um jeito muito interessante! Durante a limpeza de um objeto engordurado, microscopicamente ocorre a formação de micelas, que são estruturas formadas quando uma gotícula de gordura (óleo) é envolvida por gotículas de detergente. A este processo dá-se o nome de emulsificação, onde o detergente promove a dispersão das moléculas de gordura em água.

micelas 300x263 - Por que usamos detergente? (V.6, N.2, P.2, 2023)

moleculas na louca 300x115 - Por que usamos detergente? (V.6, N.2, P.2, 2023)

#acessibilidade: Formação de micelas.

A partir da formação de micelas, a parte polar (hidrofílica) do detergente interage diretamente com as moléculas de água, permitindo, então, que a água “leve embora” as moléculas de gordura “presas” pelas moléculas de detergente. Por essa razão, não utilizamos apenas a água para lavar a louça, pois precisamos que o detergente esteja presente, para “unir” água e gordura.

Em nosso cotidiano, utilizamos diversos tipos de detergente, cada um para uma determinada função, pois o detergente para lavar a louça, não é o mesmo que usamos para lavar os cabelos e vice-versa. O fator que determina para que o detergente será utilizado está na variação que pode ocorrer na parte polar de sua estrutura, por exemplo:

CLASSIFICAÇÃO

ESTRUTURA POLAR

UTILIZAÇÃO

Detergente Catiônico

Apresenta um grupo carregado positivamente.

Amaciantes de roupas e condicionadores capilares.

Detergente Aniônico

Apresenta um grupo carregado negativamente.

Produtos para lavar carros e também utensílios domésticos.

Detergente Neutro ou Não Iônico

Não apresentam grupos carregados

Cosméticos em geral.

Detergente Anfótero

Apresentam um grupo negativo e um grupo positivo

Shampoos, sabonetes líquidos e hidratantes.

Por esses motivos, devemos escolher o melhor tipo de detergente para cada situação, dessa forma teremos sempre a melhor eficiência possível, utilizando a química como nossa aliada.

Para saber mais:

Livro: “Contém Química – Tarja Preta”, capítulo; Agente duplo: O que limpa no sabão? Editora UFABC

ClickCiência UFSCar – Ciência Explica – “Como o detergente limpa a gordura?”

Manual do Mundo – 4 experiências incríveis para fazer com água 

Compartilhe:

1 comentário(s) em “Por que usamos detergente? (V.6, N.2, P.2, 2023)

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *