Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify

Como publicar

Todos os membros da comunidade da UFABC e convidados externos podem contribuir enviando textos para o corpo editorial do blog, desde que sigam as Normas de Publicação. O corpo editorial realizará uma avaliação sobre o material enviado para verificar a viabilidade de publicação bem como elaborar sugestões de adequações ao material se for necessário.

As colaborações com o blog serão certificadas e poderão ser utilizadas para contabilização de atividades de extensão dos docentes para progressão e promoção na carreira, assim como de contabilização de horas de atividades de extensão para discentes integralizarem seus cursos. Neste caso, basta solicitar à coordenação do blog (via paula.mello@ufabc.edu.br) que faça o pedido de certificação.

Os conteúdos publicados pelo blog Guia dos Entusiastas da Ciência são de total responsabilidade de seus autores e estão sob a licença CC BY-NC-ND. Os referidos conteúdos poderão conter a opinião dos autores, sempre ancoradas em dados científicos, à luz da ética e preceitos definidos na Constituição Brasileira.

Para publicar seu texto, envie um arquivo no formato .doc ou .docx pelo formulário. O seguinte TEMPLATE está disponível para servir de base. É recomendado segui-lo. Os textos passam por revisão por parte dos editores do blog e, se aprovados, são publicados.

O Guia dos Entusiastas da Ciência possui um ISSN (2675-4509), você pode incluir o texto que publicou no Blog no seu Currículo Lattes em “Produções”, “Outra produção bibliográfica”. Ao inserir a produção, haverá uma pergunta: “É produção para educação e popularização de C&T?” e uma caixinha “sim” e outra “não”. Assinalando “sim”, automaticamente a produção aparecerá listada no item “Educação e popularização de C&T” em “Outra produção bibliográfica”.

Sobre as categorias de publicação:

  • ABC da ciência: textos sobre a ciência produzida na Universidade Federal do ABC.
  • Ciência ao redor: textos sobre a ciência presente no seu dia a dia
  • Ciência Pop: textos sobre a ciência presente em filmes, séries, livros e em outros produtos da cultura POP.
  • O que que a ciência tem?: textos sobre definições e temas científicos.
  • Profissão Cientista: textos sobre a vida e carreira de cientistas reais
  • Sci… what?: textos que fazem a adaptação de artigos científicos explicados com uma linguagem acessível
  • Você disse ciência?: textos que desmistificam as pseudociências e fake news envolvendo ciências.
  • Outros