Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify

(Português do Brasil) Como publicar

Sorry, this entry is only available in Português do Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Todos os membros da comunidade da UFABC e convidados externos podem contribuir enviando textos para o corpo editorial do blog, desde que sigam as Normas de Publicação. O corpo editorial realizará uma avaliação sobre o material enviado para verificar a viabilidade de publicação bem como elaborar sugestões de adequações ao material se for necessário.

As colaborações com o blog serão certificadas e poderão ser utilizadas para contabilização de atividades de extensão dos docentes para progressão e promoção na carreira, assim como de contabilização de horas de atividades de extensão para discentes integralizarem seus cursos. Neste caso, basta solicitar à coordenação do blog (via paula.mello@ufabc.edu.br) que faça o pedido de certificação.

Os conteúdos publicados pelo blog Guia dos Entusiastas da Ciência são de total responsabilidade de seus autores e estão sob a licença CC BY-NC-ND. Os referidos conteúdos poderão conter a opinião dos autores, sempre ancoradas em dados científicos, à luz da ética e preceitos definidos na Constituição Brasileira.

Para publicar seu texto, envie um arquivo no formato .doc ou .docx pelo formulário. O seguinte TEMPLATE está disponível para servir de base. É recomendado segui-lo. Os textos passam por revisão por parte dos editores do blog e, se aprovados, são publicados.

O Guia dos Entusiastas da Ciência possui um ISSN (2675-4509), você pode incluir o texto que publicou no Blog no seu Currículo Lattes em “Produções”, “Outra produção bibliográfica”. Ao inserir a produção, haverá uma pergunta: “É produção para educação e popularização de C&T?” e uma caixinha “sim” e outra “não”. Assinalando “sim”, automaticamente a produção aparecerá listada no item “Educação e popularização de C&T” em “Outra produção bibliográfica”.

Sobre as categorias de publicação:

  • ABC da ciência: textos sobre a ciência produzida na Universidade Federal do ABC.
  • Ciência ao redor: textos sobre a ciência presente no seu dia a dia
  • Ciência Pop: textos sobre a ciência presente em filmes, séries, livros e em outros produtos da cultura POP.
  • O que que a ciência tem?: textos sobre definições e temas científicos.
  • Profissão Cientista: textos sobre a vida e carreira de cientistas reais
  • Sci… what?: textos que fazem a adaptação de artigos científicos explicados com uma linguagem acessível
  • Você disse ciência?: textos que desmistificam as pseudociências e fake news envolvendo ciências.
  • Outros