(Português do Brasil) As origens do chocolate (V.5, N.1, P.5, 2022)

Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify
Tiempo de leer: 5 minutos

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

#acessibilidade Fotografia de grãos de cacau, chocolate em barra e chocolate em pó dispostos em tigelas em uma superfície.

Você sabia que o chocolate era o alimento dos deuses? Ele surgiu nas sociedades antigas da Mesoamérica como um alimento destinado a rituais religiosos e a grande sabedoria de sua produção se desenvolveu ao longo de milhares de anos, influenciada pela colonização da América e pela invenção da máquina de prensar. O chocolate não é apenas uma comida, mas uma saborosa fonte de conhecimento e curiosidades!

O cacaueiro, Theobroma cacao, é uma árvore nativa do México, da América Central e da região tropical da América do Sul e é a partir do seu fruto, o cacau, que se faz o chocolate. Os primeiros vestígios de bebidas achocolatadas datam de aproximadamente 1500 a.E.C (antes da Era Comum) em culturas pré-colombianas, como a dos olmecas. Antigos vasos e cerâmicas cerimoniais desses povos foram encontrados com resíduos de teobromina, que é uma substância estimulante encontrada no cacau.

Os olmecas possivelmente passaram seu conhecimento sobre o cacau para a civilização maia e, assim, os maias descreveram a bebida em registros de suas celebrações e cerimônias religiosas. O tchocoatl maia, que significa “água amarga”, era composto por sementes de cacau torradas e moídas, misturadas com pimenta, água e milho e preparada por meio da transferência repetitiva de um pote para outro. O resultado era uma bebida amarga, espessa e espumosa com propriedades afrodisíacas e estimulantes.

maos sementes cacau - (Português do Brasil) As origens do chocolate (V.5, N.1, P.5, 2022)

#acessibilidade Fotografia de duas mãos dispostas em formato de concha segurando diversas sementes de cacau.

O cacau era tão valioso que passou a valer ouro! No século XV, quando os astecas dominaram a civilização maia, passaram a utilizar as sementes de cacau como moedas de troca. Isso porque os astecas acreditavam que o chocolate era um presente do deus Quetzalcoatl e suas sementes eram tão preciosas que eram usadas para comprar roupas, presentes, comida e até pagar impostos.

O imperador asteca Montezuma, segundo a lenda, bebia apenas 50 xícaras de chocolate… por dia! E foi durante seu império que o chocolate foi apresentado para a Europa. Em 1519 o invasor espanhol Hernando Cortez chegou à América e foi cordialmente recepcionado pelo imperador Montezuma. De acordo com a religião asteca, naquele mesmo ano o famoso deus Quetzalcoatl havia prometido voltar, assim o imperador acreditou que Cortez fosse a reencarnação do deus e o recebeu de braços abertos. Ele presenteou o invasor com taças de tchocoatl e uma plantação de cacau.

Como já conhecemos o triste histórico da relação entre Europa e América, não surpreende que Cortez traiu o povo asteca e matou Montezuma e seu sucessor. Em 1528 Cortez voltou para Espanha e apresentou o chocolate para o rei Carlos V. O paladar europeu não estava acostumado com o amargo da bebida então deixaram de acrescentar os temperos tradicionais e passaram a adicionar mel e açúcar.

A fim de tirar vantagem comercial da bebida exótica, a Espanha estabeleceu plantações de cacau em ilhas tropicais dominadas pela Espanha, como Trinidad e Haiti, na ilha de Fernando Pó (atualmente Bioko), na América Central, na Guiné Equatorial e na África Ocidental. Inclusive, atualmente mais da metade da produção mundial de cacau vem de países da África!

No século XVII o chocolate era artigo de luxo na Europa e era acreditado que a bebida possui propriedades medicinais e afrodisíacas. Ele permaneceu como privilégio entre as pessoas ricas até a invenção da máquina a vapor, que massificou a produção do chocolate no final do século XVIII. Em 1828, Conrad Van Houten, um químico holandês, inventou uma prensa de cacau que separava e retirava a manteiga de cacau, o que reduzia o sabor amargo e a acidez do chocolate. Esse tipo de chocolate ficou conhecido como cacau holandês. Já a primeira barra de chocolate moderna surgiu em 1847, quando Joseph Fry adicionou manteiga de cacau derretida ao cacau holandês, produzindo uma pasta de chocolate moldável.

A primeira imagem à esquerda é uma publicidade do chocolate de Van Houten de 1899. A imagem à direita é um exemplar do chocolate de Fry produzido em massa, lançado em 1866.

cartaz van houten - (Português do Brasil) As origens do chocolate (V.5, N.1, P.5, 2022)caixas chocolate 300x200 - (Português do Brasil) As origens do chocolate (V.5, N.1, P.5, 2022)

#acessibilidade À esquerda há um cartaz de 1899 divulgando o chocolate de Van Houten. O cartaz é composto por uma mulher segurando uma bandeja com os ingredientes do chocolate e uma xícara. Já à direita há uma fotografia de um exemplar de uma caixa de chocolate de Fry, que foi produzido em massa e lançado em 1866.

Em 1879 um doceiro suíço, Daniel Peter, tentava adicionar leite ao chocolate, mas não conseguia um resultado satisfatório. Ele tentou por 8 anos, até que levou seu produto a um fabricante de leite evaporado, o famoso Henry Nestlé. O fabricante aprimorou sua receita de leite condensado e o adicionou ao chocolate, criando o queridíssimo chocolate ao leite.

O chocolate, que antes parecia apenas um alimento nas prateleiras do mercado, agora é um símbolo de acontecimentos e histórias. Ele passou por muitas mãos de inventores até chegar no queridíssimo chocolate que conhecemos hoje. Bem, história contada! Aprecie com moderação.

Fontes:

Fonte da imagem destacada: https://news.ubc.ca/2018/10/29/sweet-discovery-new-ubc-study-pushes-back-the-origins-of-chocolate/

Fonte da imagem 1: Etty Fidele / Unsplash

Fonte da imagem 2: Johann Georg van Caspel, Public domain, via Wikimedia Commons

https://www.magnumicecream.com/pt/artigos/food/a-historia-do-chocolate.html

pucrs.br/mct/a-quimica-do-chocolate/

https://escolanomadeparamentescriativas.com/sala-de-aula/a-historia-das-coisas/a-historia-do-xocolatl-mais-conhecido-como-chocolate/

Vídeo DEMOROU PRA SER IGUAL AO DE HOJE! HISTÓRIA DO CHOCOLATE do canal Descobridor dos 7 Bares no YouTube

Compartilhe:

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *