(Português do Brasil) Quem foi Juliano Moreira? (V.4, N.12, P.1, 2021)

Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify
Tiempo de leer: 4 minutos

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Português do Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

#acessibilidade Retrato de perfil de Juliano Moreira.

Em 6 de janeiro de 1873, nasceu em Salvador o homem que hoje é considerado o fundador da disciplina psiquiátrica no Brasil. Filho de Galdina Joaquina do Amaral, empregada doméstica na residência do Barão de Itapuã, e do português Manoel do Carmo Moreira Junior, funcionário público, Juliano Moreira foi um garoto negro e pobre que foi criado pela mãe e conseguiu ingressar na Faculdade de Medicina da Bahia aos 13 anos. Moreira é um dos grandes nomes na história da ciência brasileira, mas é provável que você nunca tenha escutado sobre ele.

Dentro da Faculdade, Moreira foi aluno de Raymundo Nina Rodrigues, um dos precursores do racismo científico no Brasil. Rodrigues defendia a inferioridade racial de negros e indígenas, enxergando a miscigenação como a origem de indivíduos degenerados do ponto de vista físico e comportamental. Cinco anos após se formar, Moreira se tornou professor da faculdade e deu aula nas mesmas salas onde teve seu curso marcado pelo racismo científico, posição defendida por seu ex-professor e por parte minoritária dos médicos da época. Em suas aulas, pôde rebater essa tese. Moreira defendia que a origem das doenças mentais se relacionava a condições sanitárias e educacionais, e a luta contra esses inimigos não deveria ser afetada por “ridículos preconceitos de cores e castas”.

Além de se posicionar contra essas teses, Juliano Moreira também foi o responsável pelo tratamento humanizado de muitos pacientes psiquiátricos. Em 1903, foi nomeado diretor do serviço sanitário do Hospício Nacional de Alienados, no Rio de Janeiro. Nessa posição, Moreira mudou a estrutura do Hospício, retirando as grades das janelas, criando laboratórios e oficinas de trabalho, abolindo o uso de camisas de força e inaugurando uma biblioteca. Instaurou oficinas artísticas e defendeu a música nos corredores da clínica como terapia. Trouxe da Europa diversos equipamentos que ficavam à disposição dos pacientes e que podiam ser utilizados para atividades de mecânica, sapataria, pintura e outras que auxiliavam no processo de recuperação deles. Essas atividades precederam a depois criada terapia ocupacional.

Moreira tinha domínio do alemão e conhecia as obras de Freud, sendo o primeiro professor universitário brasileiro a incorporar a teoria psicanalítica no ensino da medicina, introduzindo também diversos estudos clínicos no Brasil. Entre 1917 e 1929, foi membro da Diretoria da Academia Brasileira de Ciências, que aponta que, graças aos seus esforços, uma lei federal que garantia assistência a pacientes psiquiátricos foi aprovada.

Juliano era respeitado internacionalmente, tendo sido membro de sociedades médicas renomadas no mundo todo, como a Societé de Medicine (Paris, França) e a Medico-legal Society (Nova Iorque, EUA), e apresentado trabalhos em congressos em diversos países, tendo até mesmo recebido a Ordem do Tesouro Sagrado do imperador Hiroshito em viagem ao Japão.

Moreira recebeu Albert Einstein em sua primeira visita ao Brasil quando era vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências. Durante sua carreira, participou de diversos congressos internacionais, representando o Brasil e a ciência aqui produzida. Em 2 de maio de 1933, aos 60 anos, faleceu de tuberculose em Petrópolis.

juliano moreira e albert einstein 468x1024 - (Português do Brasil) Quem foi Juliano Moreira? (V.4, N.12, P.1, 2021)

#acessibilidade Foto em preto e branco da vinda de Einstein ao Brasil, com o famoso físico ao lado de Juliano.

Sua trajetória foi marcada pela luta incansável contra o racismo científico. Aos 18 anos se formou um dos primeiros médicos negros do país e suas inovações no exercício da medicina mudaram a forma como o país vê e trata pacientes psiquiátricos até hoje. Suas contribuições foram extensas e importantes para a história do país. Se essa foi a primeira vez que você ouviu falar sobre ele, podemos dizer que esse é um exemplo de como a educação brasileira apaga personalidades negras em diferentes áreas do conhecimento.

Fontes:

Fonte da imagem destacada: Domínio Público

Fonte da imagem 1: Arquivo Memorial Juliano Moreira

SciELO – Brasil – Juliano Moreira: um psiquiatra negro frente ao racismo científico

Juliano Moreira: o psiquiatra negro que revolucionou o tratamento de transtornos mentais no Brasil – BBC News Brasil

Quem foi JULIANO MOREIRA – Hospital do Coração

Juliano Moreira – Museu Afro Brasil

Para saber mais:

Vídeo Juliano Moreira, o psiquiatra negro que revolucionou tratamento de transtornos mentais no Brasil do canal BBC News Brasil no YouTube

Vídeo O médico negro que se opôs ao racismo científico: Juliano Moreira do canal Nexo Jornal no YouTube

Compartilhe:

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *