(Português do Brasil) Não entre em pânico! (V.3, N.5, P.8, 2020)

Facebook Twitter Instagram YouTube

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Tiempo de leer: 4 minutos

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

#acessibilidade Foto do carro da Tesla que foi lançado ao espaço em 2018 com um manequim chamado de “Spaceman”. Na foto é possível ver o manequim de costas vestido com um traje espacial da SpaceX sentado no banco do motorista com a frente do carro voltada em direção à Terra, vista ao longe. No painel do carro pode-se ler as palavras “Don’t Panic” em referência à série de Douglas Adams.

Qual é a resposta para o sentido da vida, do universo e tudo mais? Essa é a pergunta de 1 milhão de dólares (e com a cotação do dia, podemos dizer que ela está bem valorizada). E se eu te dissesse que ela já foi respondida?! Pode até ser que não tenhamos compreendido a resposta, ou ainda que ela seja duvidosa. Alguns dirão até que é fictícia – fake news! Mas ela estava lá: 42! Em um livro que muitos autores aqui do Guia dos Entusiastas da Ciência (GEC) admiram muito. De certa forma, essa obra até serviu de inspiração para o nome do nosso blog.

Se você ainda não sabe do que estamos falando, você pre-ci-sa conhecer o “Guia do mochileiro das galáxias”. O livro contém diversas dicas essenciais para um mochileiro que pretende se aventurar por outras galáxias, como: Não entre em pânico! E a mais valiosa delas, nunca esqueça sua toalha. Nas palavras do GUIA:

“[…] uma toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido ao seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho […]; pode deitar-se sobre ela […]; você pode dormir debaixo dela […]; pode usá-la como vela para descer numa mini jangada […]; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas […]; você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa. Porém, o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. […] se um sujeito é capaz de rodar por toda a galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está a sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito.”

Douglas Adams, autor da fantástica trilogia de 5 livros, narra com doses de humor e muita perspicácia como sobreviver em um universo fictício com analogias aos desafios do mundo real, como a insensatez de políticos corruptos e despreparados, nosso consumismo exacerbado, o preconceito e muito mais. Para homenagear a memória do autor, que faleceu em 11 de maio de 2001, os fãs decidiram (depois de muita discussão), duas semanas após sua morte, declarar a data como o Dia da Toalha. Como o universo que Douglas Adams criou estava cheio de absurdos e aleatoriedade, apesar de não apresentar nenhuma correlação e/ou casualidade, pode ter sido uma escolha adequada, afinal. E se você precisar de um motivo adicional: se você adicionar os números hexadecimais 25 e 5 e converter o resultado em decimal, obterá 42!

Dia 25 de maio também é uma data especial pois se comemora o aniversário da estreia do filme Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança, que ocorreu em 1977. Assimcomo haviam algumas qualidades  relacionadas a Douglas; e principalmente às suas obras, que incentivam e valorizam a cultura nerd – essa data também passou a ser considerada o Dia do Orgulho Nerd, a partir de 2006.

Nem sempre ser nerd foi motivo de orgulho, porém com a popularização do universo geek, das HQs, dos jogos de tabuleiro e cartas, sem falar de diversos outros filmes e séries de ficção científica, essa comunidade aprendeu a interagir e se fortaleceu. A internet também foi um motivador desse processo. Neste ano, em plena pandemia, a internet será também um instrumento essencial para a comemoração da data, que ganha um status ainda mais especial, pois fazem 42 anos desde o lançamento da série de rádio que deu origem ao livro, em 1978. O link para os eventos online podem ser encontrados abaixo. Pegue sua toalha e não entre em pânico, nos encontraremos lá!

* E é claro que não vamos desapontar nossos queridos nerds, deixei uma mensagem secreta no texto. Encontrou? Então deixe sua descoberta nos comentários.

Fontes:

Fonte da imagem destacada: SpaceX / CC0

Para saber mais:

https://www.vailendo.com.br/entenda-a-importancia-das-toalhas/

https://vejasp.abril.com.br/cidades/nerds-orgulho/

http://www.obrigadopelospeixes.com/

https://www.facebook.com/obrigadopelospeixes

https://www.youtube.com/channel/UC3EqWP10FcCGi7v66FNvswg

http://towelday.org/faq/#whydate

https://www.facebook.com/276710412383657/photos/a.414413855279978.99986.276710412383657/1322670814454273/?type=3&theater

https://www.tecmundo.com.br/produto/153064-dia-orgulho-nerd-comemorado-25-maio.htm

https://www.tecmundo.com.br/produto/153077-nerd-significa-termo-tao-popular.htm?f

https://www.tecmundo.com.br/produto/153162-especial-dia-orgulho-nerd-tipo-nerd-voce.htm?f

https://www.tecmundo.com.br/produto/153064-dia-orgulho-nerd-comemorado-25-maio.htm?f

https://canaltech.com.br/entretenimento/por-que-25-de-maio-e-o-dia-do-orgulho-nerd-67401/

https://super.abril.com.br/cultura/o-que-e-dia-da-toalha-e-por-que-ele-e-comemorado-na-data-errada/

Evento:

https://www.facebook.com/events/523129801715611/

http://towelday.org/

Compartilhe:

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *