(Português do Brasil) Tesla, você já ouviu falar? (V.6, N.9, P.3, 2023)

Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify
Reading time: 5 minutes

Sorry, this entry is only available in Português do Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

#acessibilidade: Imagem em preto e branco de Nikola Tesla em 1893 fotografada por Napoleon Sarony.

Texto escrito por Paola Caroline de Oliveira

Tesla? Não, esse não é apenas o nome da empresa do Elon Musk, é também o nome de um cientista responsável por invenções importantíssimas. Vem com a gente conhecer!

Nikola Tesla era um cientista servo-croata que ficou muito conhecido por suas descobertas no campo da eletricidade. Seu trabalho foi fundamental para melhorar a transmissão de energia elétrica, além disso ele disputou a famosa guerra das correntes com Thomas Edison e venceu. Ele nasceu em 10 de julho de 1856 na cidade de Smiljan, era filho de Milutin Tesla, um padre ortodoxo, e Duka Mandic, filha de um padre ortodoxo, de quem ele herdou sua memória fotográfica. 

Seu interesse pela eletricidade ocorreu durante seus estudos em Karlovac durante experimentos conduzidos por seus professores, o que o levou a cursar engenharia no Instituto politécnico Austríaco em 1875, mas não o concluiu (pois é, nem todos os grandes inventores tinham um curso superior!). Mas, como surgiram então suas invenções?

Em 1881 Tesla trabalhou como eletricista chefe numa empresa de telefonia em Budapeste, depois trabalhou na Continental Edison Company, de Thomas Edison como engenheiro. Em 1884 foi transferido para Edison Machine Works, em Nova York, para aperfeiçoar 24 máquinas e, caso conseguisse, ganharia um bônus de 50 mil dólares. Ele chegou a trabalhar 18h/dia, mas descobriu que a empresa não tinha a intenção de pagá-lo e pediu demissão. Assim, em 1885, ele abriu sua própria empresa com Robert Lane e Benjamin Vail, a Tesla Eletric Light & Manufacturing, que faliu em 1886. No ano seguinte ele inventou um motor que funcionava por indução eletromagmética e vendeu a patente para George Westinghouse, dono da Westinghouse Eletric & Manufacturing Company.

Mas, onde encontro coisas no dia-a-dia relacionadas às invenções do Tesla? A corrente contínua, por exemplo, aquela que circula nas pilhas e, flui constantemente entre o polo negativo e positivo. Na alternada, os polos são invertidos a todo momento e a eletricidade corre em ziguezague. A inovação mudou o conceito de eletricidade e criou a noção de potência. Até aquele momento, a eletricidade só era usada para acender lâmpada. O motor de indução permitiu que os prédios ganhassem elevadores, que as casas passassem a ter eletrodomésticos.

Bobina de Tesla - (Português do Brasil) Tesla, você já ouviu falar? (V.6, N.9, P.3, 2023)

#acessibilidade: Imagem de Nikola Tesla de dezembro de 1899 em seu laboratório em Colorado Springs, supostamente sentado lendo ao lado de seu gigante gerador de alta tensão “transmissor de ampliação” enquanto a máquina produzia enormes raios de eletricidade. A foto é do fotógrafo Dickenson V. Alley.

O cientista virou celebridade com as demonstrações pirotécnicas de suas invenções. “Ele chegou a passar 200 mil volts pelo próprio corpo para mostrar como funcionava sua bobina”. O inventor morreu no dia 7 de janeiro de 1943, na suíte 3327 do hotel New Yorker, no 33º andar – ele tinha obsessão pelo número 3 e seus múltiplos. Pobre, passou os últimos anos vivendo na suíte do hotel graças a Westinghouse. 

A Rumo de Cultura, companhia de teatro de Curitiba, na pessoa de Diego Marchioro e Fernando de Proença criou em 2020, baseado na pesquisa e texto da atriz Isabel Teixeira, o People vs. Tesla. Cooperando mais uma vez conosco, Isabel Teixeira pontua: Eu escolhi focar um pouco nos últimos dias do Tesla, sozinho, num hotel barato, em Nova York, ele se apaixonou por uma pomba. E eu achei isso tão bonito, ele sabia que aquela pomba era a dele, e essa pomba morre, não aparece mais e dias depois ele morre, eu acho isso triste e lindo.  O texto de Isabel deu origem a uma audiosérie dividida em 3 episódios que pode ser ouvida no Spotify. Além disso, a pesquisa de Isabel também conta com imagens do último caderno de Tesla:

Ultimo caderno de Tesla - (Português do Brasil) Tesla, você já ouviu falar? (V.6, N.9, P.3, 2023)#acessibilidade: Imagem do último caderno de Tesla.
Ultimo caderno de Tesla 1 - (Português do Brasil) Tesla, você já ouviu falar? (V.6, N.9, P.3, 2023)#acessibilidade: Imagem do último caderno de Tesla.

No site também é possível ter acesso ao caderno de imagens da pesquisa de Isabel Teixeira sobre Tesla:

Pesquisa de Isabel Teixeira sobre Tesla - (Português do Brasil) Tesla, você já ouviu falar? (V.6, N.9, P.3, 2023)

#acessibilidade: Imagem da pesquiia de Isabel Teixeira sobre Nikola Tesla.

Imagens de Isabel Teixeira sobre Tesla - (Português do Brasil) Tesla, você já ouviu falar? (V.6, N.9, P.3, 2023)

#acessibilidade: Imagem da pesquisa de Isabel Teixeira sobre Nikola Tesla.

“Não creio que haja uma emoção, mais intensa para um inventor do que ver suas criações funcionando. Essa emoção faz você esquecer de comer, de dormir, de tudo.” – Nikola Tesla

 

Referência Bibliográficas

A história de Nikola Tesla, o excêntrico inventor rival de Thomas Edison que inspirou Elon Musk. BBC. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-42375111.

Nikola Tesla – Inventor austro-húngaro. ebiografia. Disponível em: https://www.ebiografia.com/nikola_tesla/.

Nikola Tesla: vida e obra do cientista inspiram peça de teatro brasileira. Super Interessante. Disponível em: https://super.abril.com.br/cultura/nikola-tesla-vida-e-obra-do-cientista-inspiram-peca-de-teatro-brasileira.

Leia mais em:

PEOPLE vs. TESLA. Rumo de Cultura. Disponível em: https://www.rumodecultura.com/people-vs-teslahttps://www.rumodecultura.com/_files/ugd/e382cc_c7faac3b3c3d4a9dbb3fbf3671424e89.pdf.

Ouça o podcast People vs. Tesla.

Compartilhe:

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *