(Português do Brasil) Qual a diferença entre rinite e sinusite? (V.3, N.9, P.4, 2020)

Facebook Twitter Instagram YouTube

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Tiempo de leer: 2 minutos

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

#acessibilidade Ilustração de um homem espirrando em um lenço.

Existem duas “ites” que acometem nossas vias aéreas no inverno e no período de ar seco, são elas: sinusite e rinite. Estas duas inflamações podem se manifestar sempre que a pessoa tiver contato com algum patógeno ou com substâncias alergênicas. Elas podem ocorrer juntas ou isoladamente, e em muitos casos a rinite pode acarretar a sinusite. Mas, afinal, você sabe diferenciar as duas?

A rinite é uma inflamação que acomete as mucosas do nariz, e essa inflamação ocorre por conta de infecções virais ou de alergias. A rinite alérgica é mais comum e é provocada por partículas estranhas ao nosso corpo como pelos de animais e poeira. Os sintomas geralmente são coceira no nariz, coriza, obstrução nasal, espirro, dor de cabeça e nos olhos. Os tratamentos envolvem antialérgicos, vacinas contra alergias e corticoides.

Já a sinusite é uma inflamação nas mucosas dos seios da face, que são cavidades localizadas no interior dos ossos faciais. Ela geralmente está associada a infecções de bactérias, mas também pode ser ocasionada por vírus, fungos e alergias. Os sintomas são a sensação de cabeça pesada, coriza obstrução nasal, tosse, dor na face e de cabeça e ocasionalmente febre. A sinusite pode ser classificada como aguda, quando corre por até 3 meses, e crônica, quando os sintomas são mais moderados e podem persistir por mais de 3 meses. Os tratamentos estão associados ao uso de antibióticos e corticoides, e em alguns casos específicos é necessária a realização de cirurgia.

Agora que você já sabe a diferença dos dois vamos para a prevenção! Busque manter sua casa e seu ambiente de trabalho limpos, evite ter contato com mofo e poeira, higienize os seus pets peludinhos, não fume, pratique atividade física, hidrate-se e realize lavagem nasal, conforme recomendação médica.

E, atenção, antes de utilizar qualquer medicamento, consulte o seu farmacêutico!

Fontes:

Fonte da imagem destacada: GRAPHIC.MOOI/SHUTTERSTOCK

https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/sua-saude/Paginas/rinite-sinusite-diferencas-similaridades-doencas.aspx

https://medprev.online/blog/qual-a-diferenca-entre-rinite-e-sinusite.html

http://www.hospitalpaulista.com.br/rinite-sinusite-e-rinossinusite-as-ites-do-outono-e-inverno/

Compartilhe:

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *