(V.6, N.4, P.3, 2023)

Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify
Reading time: 3 minutes

Sorry, this entry is only available in Português do Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

#acessibilidade: quatro fotos em sequência de espécies de gêneros diferentes de plantas carnívoras. Da esquerda para a direita, Nepenthes com folhas modificadas como pequenas moringas que funcionam como armadilhas de queda, Drosera com folhas modificadas em cerdas que apresentam gotinhas de substância pegajosa que funcionam como armadilhas de cola, Sarracenia com folhas que lembram funis alongados que funcionam como armadilha de queda e Dionaea com folhas modificadas que fecham rapidamente quando um inseto a toca e os mantém presos lá dentro.

Você alguma vez pensou nisso? Perguntas incríveis como essa só poderiam vir de mentes ainda cheias de imaginação e vazias de certezas absolutas: crianças! Você acha que não faz sentido? Por que claro, plantas não fazem cocô, nem escutam e nem produzem som. Certo? Certeza? Mas todo mundo que come não faz cocô? E plantas carnívoras não comem? Consegui despertar sua curiosidade? Então segue!

Na nossa imaginação, nos jogos e desenhos, plantas carnívoras são grandes, as flores apresentam bocas e dentes. Quem tiver nascido como eu lá pela década de 70 deve ter lembrado das plantas carnívoras perseguindo o pica pau! Os mais novos, devem estar pensando nelas como vilãs a serem enfrentadas no Minecraft! Na vida real, são normalmente pequenas, vivem em ambientes de solo pobre e apresentam folhas modificadas em armadilhas. Essas armadilhas são usadas para capturar pequenos artrópodes – aqueles bichos que apresentam esqueleto externo de quitina, que faz o barulho de casquinha quando batem na parede ou você pisa neles sem querer (ou querendo!) – insetos, aranhas e lacraias, por exemplo. As armadilhas podem ser de vários tipos: armadilha de queda, armadilha de cola, armadilha tipo funil, tipo alçapão e armadilhas de fechamento rápido (tipo aquelas para urso). A depender do tamanho da planta, animais maiores podem ser capturados também, como sapinhos e até ratinhos. Plantas carnívoras são plantas predadoras.

O grupo inclui espécies de diversos gêneros de diferentes ordens das plantas que produzem flores e sementes, as Angiospermas. A falta de nitrogênio e outros elementos no solo onde normalmente ocorrem é compensada pelo aporte de nitrogênio que vem da digestão de suas presas. Animais são ricos em proteínas, que por sua vez, são ricas em nitrogênio. Assim, as plantas carnívoras, mesmo sem boca, trato digestivo e ânus, são capazes de digerir seu alimento. As folhas que formam as armadilhas são ricas em células modificadas que apresentam funções similares às das células do trato digestivo dos animais. Secretam substâncias que reduzem o pH do meio e enzimas digestivas, que são mais eficientes em ambiente ácido. As mesmas células ou células diferentes presentes nas armadilhas absorvem o material digerido. O que sobra da digestão e não é absorvido pela planta acaba sobrando junto da armadilha depois que ela deixa de ser funcional, como uma folha seca e fica por ali, pelo solo, até degradar ou ser levado pela chuva.

Assim, plantas carnívoras são predadoras que se alimentam de pequenos animais, mas que não fazem cocô! Será que para elas também vale o que dizem: “Você é o que você come?”

 

Fontes:

Freund, M. et al. 2022. The digestive systems of carnivorous plants. Plant Physiology 2022, 190: 44–59; 

Khait, I. et al. 2023. Sounds emitted by plants under stress are airborne and informative. Cell, 186 (7): 1328-1336.

Compartilhe:

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *