(Português do Brasil) Cianotipia – Parte II: O que dá a cor azul (V.7, N.1, P.4, 2024)

Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify
Tiempo de leer: 5 minutos

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Português do Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

#acessibilidade: Imagem de Cianótipos preparados pelos integrantes do projeto Ciência em Foto. A imagem mostra diversos papéis redondos sobrepostos. Os papéis são azuis com a imagem de plantas impressas em branco.

Texto escrito por Michelle Mantovani, Maria Beatriz Fagundes, Jhosef Abrantes de Quadros, Sarah Moura de Souza e Luciano Gonsales Caetano do Projeto Ciência em Foto

Uma breve história sobre a técnica da fotografia por cianotipia já foi contada no post «A história de Anna Atkins e as fotos azuis», aqui vamos falar um pouco sobre a cor azul, que é característica dessa técnica.

Até o século XVIII, as tintas utilizadas na arte da pintura eram obtidas de extratos naturais, mas plantas azuis são muito raras e a produção de pigmentos azuis era muito difícil e custosa. O pigmento azul conhecido como Anil (ou também chamado de Índigo) era obtido a partir da fermentação das plantas Anileiras, encontradas somente na região da Índia.

Anileira - (Português do Brasil) Cianotipia - Parte II: O que dá a cor azul (V.7, N.1, P.4, 2024)

Anileira (Indigofera tinctoria)

#acessibilidade: A imagem mostra parte de uma anileira. A fotografia foi tirada de um ângulo em que é possível ver mais folhas da parte inferior da planta ao fundo. As folhas da anileira são ovaladas e suas flores de cor rosada.

O Anil ainda é usado no tingimento de calças jeans, mas atualmente quase todo pigmento utilizado industrialmente é produzido em laboratórios, de forma sintética. A fabricação de pigmentos sintéticos, além de alterar as relações de trabalho e a economia das antigas regiões de plantação, também gerou (e continua gerando) impactos danosos ao meio ambiente.

O pigmento azul foi sintetizado em laboratório pela primeira vez nas remotas décadas dos anos 1700s e possivelmente devido a um “descuido» do químico Johann Jacob Diesbach, nascido na Prússia (hoje Berlim, Alemanha). Durante a preparação de um pigmento vermelho, obtido a partir de insetos triturados, Diesbach provavelmente utilizou um reagente contaminado com sangue. O ferro, presente no sangue, produziu uma reação que gerou um produto de cor azul bastante intensa, conhecido hoje como o “Azul da Prússia”. 

O nome químico do Azul da Prússia é Hexacianoferrato(II) de ferro(III). Tal nome (um tanto quanto complicado) indica que uma molécula desse pigmento é formada por um íon metálico central coordenado com ligantes ao seu redor, ou seja, por um íon de ferro(II) ligado a seis grupos ciano (-CN) e tendo como contra-íon o ferro(III). 

HexacianoferratoII de ferroIII - (Português do Brasil) Cianotipia - Parte II: O que dá a cor azul (V.7, N.1, P.4, 2024)

Hexacianoferrato(II) de ferro(III). Autoria própria.

#acessibilidade: Imagem da representação formal simbólica do complexo Hexacianoferrato (II) de ferro (II) em que há a representação de um átomo de ferro ligado a seis grupos cianos (CN) e três destes conjuntos estão ligados a outros quatro átomos de ferro. Há uma seta apontando para o lado direito, onde há um punhado de corante que possui cor azulada, abaixo deste está escrito Azul da Prússia.

Para que a formação do composto de coordenação aconteça e, consequentemente, a cor azul apareça, é necessário que haja transferência de elétrons entre os diferentes sais de ferro utilizados na produção do pigmento. Mas só misturar os sais de ferro não é suficiente… para que a reação se inicie é necessária a presença de luz, pois trata-se de uma reação fotoquímica! 

Espectro eletromagnetico - (Português do Brasil) Cianotipia - Parte II: O que dá a cor azul (V.7, N.1, P.4, 2024)

Espectro eletromagnético.

#acessibilidade: Na parte superior da imagem é mostrado o espectro eletromagnético em forma de onda, esta é uma linha com diversos picos e vales que vão ficando mais próximos entre si indo da esquerda para a direita na imagem. Na segunda e terceira linhas são indicados o nome do tipo de radiação de acordo com a distância entre os picos da onda acima e o comprimento de onda em metros. Indo da esquerda para a direita há a radiação de rádio de 10 elevado a 3 metros; microondas de 10 elevado a -2 metros;  infravermelho de 10 elevado a -5 metros; visível de 0,5 multiplicado por 10 elevado a -6 metros; ultravioleta de 10 elevado a -8 metros; raios-x de 10 elevado a -10 metros; raios gama de 10 elevado a -12 metros. Abaixo há uma indicação da escala do comprimento de onda, indo da direita para a esquerda há o desenho com o nome abaixo de prédios, pessoas, borboletas, ponta de agulha, células, moléculas, átomos e núcleos. Para finalizar há essa mesma escala do tipo de radiação na unidade de frequência Hertz, indo de 10 elevado a 4 Hertz para o rádio à 10 elevado a 20 Hertz para os raios gama.

Esse tipo de reação precisa de energia para acontecer e essa energia é transportada pela luz, em quantidades diferentes de acordo com a sua frequência. Assim, a absorção dessa energia pelas moléculas provoca a transferência de elétrons do ferro(II) para o ferro(III) iniciando a reação de formação do Azul da Prússia. 

Diferentes colorações do pigmento (mais esverdeados ou mais avermelhados) também podem ser conseguidas a partir da interação da luz com outros íons metálicos — como sódio ou amônio — adicionados às soluções de sais de ferro.

Esses compostos quando precipitados são utilizados como pigmentos que determinam as cores das tintas. As soluções de tais compostos, quando aplicados sobre papel e exposto à luz, podem deixar registrados os formatos de objetos colocados sobre o papel, sendo essa a essência da técnica de fotografia por cianotipia. E, ainda, para finalizar, vale destacar que o Azul da Prússia também tem aplicação na medicina, pois ajuda a eliminar o césio e o tálio do corpo de pessoas que foram expostas à radiação!

 

Fontes:

FIORITO, P.; POLO, A. S. A New Approach toward Cyanotype Photography Using Tris-(oxalato)ferrate(III): An Integrated Experiment. J. Chem. Educ., 2015. DOI: 0.1021/ed500809n

SAMAIN, L. et al. Relationship between the Synthesis of Prussian Blue Pigments, Their Color, Physical Properties, and Their Behavior in Paint Layers. J. Phys. Chem., 2013. DOI: dx.doi.org/10.1021/jp3111327

Fading and Colour Change of Prussian Blue: Methods of Manufacture and the Influence of Extenders. Disponível em: https://www.nationalgallery.org.uk/research/research-resources/technical-bulletin/fading-and-colour-change-of-prussian-blue-methods-of-manufacture-and-the-influence-of-extenders.

Como funciona o azul da Prússia? Disponível em: https://www.cdc.gov/nceh/radiation/emergencies/pdf/infographics/infographic_prussian_blue_pt_br.pdf.

Pequeno manual de cianotipia. Disponível em: https://vergotti.art.br/2017/02/kit-de-cianotipia/.

Índigo Natural. Disponível em: https://www.etnobotanica.com.br/indigonatural.

 

Para saber mais:

O lendário azul da Prússia, cor que pode salvar ou tirar vidas. Disponível em:  https://www.bbc.com/portuguese/internacional-59655123.

 

Outros divulgadores:

Ciência em Foto. Disponível em: https://cienciaemfoto.proec.ufabc.edu.br/2022/02/blueprint/.

Compartilhe:

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *