(Português do Brasil) E se acabássemos com o efeito estufa? (V.1, N.3, P.2, 2018)

Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify

Sorry, this entry is only available in Português do Brasil and Español. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in this site default language. You may click one of the links to switch the site language to another available language.

Reading time: 2 minutes

Sorry, this entry is only available in Português do Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

#acessibilidade Derretimento de um bloco de gelo em primeiro plano com água e montanha ao fundo.

A primeira coisa que precisamos saber sobre o efeito estufa é que ele é um processo natural e graças a ele é que estamos aqui. Se não existisse o efeito estufa, a temperatura do planeta Terra (que é em média de 14ºC) seria muito mais baixa (cerca de -18ºC), o que dificultaria a existência dos seres que hoje habitam nosso planeta.

O efeito estufa é causado pela habilidade de algumas moléculas presentes na atmosfera de refletir a radiação emitida pela Terra. Esse fenômeno faz com que a atmosfera se aqueça fazendo da Terra um planeta habitável por nós, humanos, e várias outras espécies. Em resumo, a radiação emitida pelo Sol que chega ao planeta Terra é praticamente invisível a esses gases, mas boa parte é absorvida pela Terra, o que faz com que ela aqueça e também emita radiação. Essa radiação emitida pelo planeta Terra é que é refletida por esses gases, provocando o efeito estufa e aquecendo nossa atmosfera.

Além de gases naturalmente presentes na nossa atmosfera, como água (H2O) e dióxido de carbono (gás carbônico, CO2), o efeito estufa também é gerado pela presença de moléculas emitidas pela humanidade, como os CFCs e HCFCs (clorofluorcarbonetos e hidroclorofluorcarbonetos, respectivamente) usados para refrigeração e propelentes de aerossol. O CO2, além de emitido por vários processos naturais, como a respiração dos animais e plantas e decomposição de matéria orgânica, também é emitido pelo homem por meio, principalmente, da queima de combustíveis fósseis.

Na natureza há um equilíbrio entre os gases emitidos e os absorvidos pelo mar e pelas florestas. Contudo, quando nessa equação entram as emissões protagonizadas pelo homem, começa a haver um desequilíbrio que leva ao aumento do efeito estufa e, consequentemente, da temperatura média do planeta.

Dessa forma, quando se fala em acabar ou diminuir o efeito estufa, estamos falando em diminuir a parte da emissão da qual somos responsáveis, e não acabar com o fenômeno completamente.

Fontes:

Fonte da imagem destacada: klem@s on Foter.com / CC BY-NC-ND

Para saber mais:

https://www.todamateria.com.br/efeito-estufa/

http://www.environment.gov.au/climate-change/climate-science-data/climate-science/greenhouse-effect

Outros divulgares:

Vídeo do canal Minuto da Terra sobre o Efeito Estufa

Compartilhe:

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *