Resenha – As dez maiores descobertas da medicina (V.2, N.1, P.2, 2019)

Facebook Twitter Instagram YouTube
Tempo de leitura: 2 minutos
#acessibilidade Capa do livro As dez maiores descobertas da medicina onde se vê uma mão branca segurando uma tesoura em um fundo preto. Na parte superior há os nomes dos autores, no centro, ao lado esquerdo da mão, pode-se ler o título do livro e abaixo o nome da editora.

Texto escrito pela colaboradora Daniele Araújo

Muitas das facilidades do mundo moderno tornaram-se reais graças às descobertas e invenções registradas ao longo da história. De fato, em ciência, o contexto histórico reflete grande parte das motivações que levaram ao registro de acontecimentos capazes de mudar nosso modo de pensar, disponibilizando novas tecnologias e, ainda, prolongando nossa expectativa de vida.

Para quem se interessa por história da ciência, o livro “As dez maiores descobertas da medicina” apresenta um elo entre o passado e o futuro inserindo personagens e registros de descobertas que influenciaram diretamente naquilo que conhecemos hoje como tecnologias aplicadas à saúde. Novas moléculas, vacinas e até métodos de diagnóstico de doenças!

Agora, imaginem o mundo moderno sem a penicilina. Que tal perguntarmos a Alexander Fleming?

Vamos mais longe… como seria uma cirurgia sem anestesia? Joseph Priestley e Crawford Long podem nos contar detalhes sobre duas moléculas importantes como o óxido nitroso e o éter sulfúrico.

Nos tempos atuais, onde a efetividade dos procedimentos de vacinação têm sido erroneamente questionados, imaginem o que nos diria Edward Jenner com suas observações sobre a imunização contra a varíola?

A descrição da estrutura do DNA e sua relação com as bases genéticas da hereditariedade… fatos que apenas o triângulo científico formado por Rosalind Franklin, Francis Harry Compton Crick e James Dewey Watson pode nos relatar.

A identificação da molécula do colesterol, a descrição sobre a circulação sanguínea, a descoberta dos raios-X, a invenção do microscópio e dos processos de pasteurização são alguns dos relatos presentes no livro e que nos fazem viajar no tempo, analisando os impactos dos mesmos com a visão de alguém do futuro.

Para quem tem curiosidade sobre o tema, uma leitura interessante e esclarecedora sobre as contribuições de renomados cientistas ao longo da história.

Ficha técnica:

Autores: Meyer Friedman e Gerald W. Friedland

Editora: Companhia das letras

Ano: 2000

ISBN: 9788535900460

Fontes:

Fonte da imagem destacada: Internet.

Compartilhe:

2 thoughts on “Resenha – As dez maiores descobertas da medicina (V.2, N.1, P.2, 2019)

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *