(Português do Brasil) Quem disse que cientista não samba? O Infinito do universo e a Gaviões da Fiel (V.7, N.2, P.2, 2024)

Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify

Sorry, this entry is only available in Português do Brasil and Español. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in this site default language. You may click one of the links to switch the site language to another available language.

Reading time: 4 minutes

Sorry, this entry is only available in Português do Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

#acessibilidade: A imagem mostra dois sambistas em frente a uma arquibancada cheia de pessoas. Eles estão na frente da imagem, o da esquerda usa uma roupa branca com asas e o da direita usa um vestido grande e branco e carrega uma bandeira branca e preta. Entre os sambistas e a arquibancada há uma bandeira da Gaviões da Fiel.

Texto escrito por Igor Espindola de Almeida e Rafael Vilas Boas dos Anjos Govea

Diversos sambas-enredo na história do carnaval brasileiro já trataram de temas científicos, seja em uma ala dos desfiles ou como foco do samba enredo. Por exemplo, em 1997, a Viradouro, teve como enredo “Trevas! Luz! A explosão do universo”, em 2004, a Unidos da Tijuca cantou “O sonho da criação e a criação do sonho: a arte da ciência no tempo do impossível” e em 2005 a Unidos das Pedrinhas de Sobral celebrou na avenida os 100 anos da lei da relatividade. 

Este ano, a Gaviões da Fiel traz o enredo “Vou te levar pro infinito”. A letra do samba faz um convite para embarcar em uma viagem pelo universo em sua imensidão e atravessar o tempo. 

Quem Sabe Um Dia, Quando A Mente Delirar

Vou Te Levar Pro Céu, Eu Vou

Atravessar O Tempo

A Imensidão Do Universo Me Guiou

O Universo é realmente imenso. Como o samba diz, em outro trecho, se compararmos a Terra com seu tamanho, somos grão de areia no deserto, gota d’água no oceano. Mas será que o universo é mesmo infinito?

Para começar a responder esta pergunta, é necessário entender o que, de fato, significa algo ser infinito. O infinito é como um corredor que nunca chega ao seu fim, ou um conjunto de números que nunca termina. De certa forma, é algo que não possui um limite. Ou seja, algo diferente da quantidade de água no oceano ou do número de grãos de areia no deserto que, apesar de muito grandes, ainda possuem um limite Agora, será que o tamanho do universo é algo ilimitado?

Uma forma de responder esta pergunta seria achar uma borda do universo (se ela existisse), mas há algumas complicações com esta ideia, e eu não estou falando da falta de uma nave que faça esta viagem. 

O que acontece é que até uns 100 anos atrás, na década de 1920, o que se pensava ser o universo seria somente nossa Via Láctea, a galáxia em que moramos. Mas como descreve Bill Bryson em “Breve história de quase tudo”, quem mudaria esta concepção para sempre seria o físico estadunidense (e aparentemente muito atlético) Edwin Hubble. 

Apesar de ser considerado, supostamente, muito mentiroso, Hubble não mentiu em 1924 ao identificar que alguns conjuntos de estrelas eram, na verdade, outras galáxias. E não parou por aí. Edwin foi capaz de determinar que estas se distanciam da nossa de maneira proporcional: quanto mais longe, mais rápido se distanciam. Esta relação linear ficou conhecida como Lei de Hubble:

Lei de Hubble - (Português do Brasil) Quem disse que cientista não samba? O Infinito do universo e a Gaviões da Fiel (V.7, N.2, P.2, 2024)

Mas por que as galáxias mais distantes estavam se afastando mais rapidamente? Será que um macaco espacial está sugando as galáxias mais distantes? Bem, a conclusão que os físicos chegaram é que a única forma disso fazer sentido (além da possibilidade de um macaco cósmico) é o universo estar se expandindo.

Se fossemos procurar uma borda, portanto, teríamos que lidar com o fato dela estar se afastando de nós, assim como as galáxias, e que poderia estar muito distante para conseguirmos vê-la.

Podemos não saber o quão infinito é o universo, mas o samba nos indica a necessidade de pensar no infinito que já conhecemos. Mesmo que ainda tenhamos muito a aprender sobre a grande explosão ou sobre o lume das estrelas, não podemos deixar que a ambição do ser humano ponha tudo a perder. 

O desenvolvimento científico e tecnológico teve impacto em como encontramos o mundo hoje. Seja no aquecimento global pela emissão de gases de efeito estufa e pelo desmatamento, na poluição de fontes de água doce e dos oceanos ou no descarte de lixo e na perda da biodiversidade, a ciência tem responsabilidade em ajudar a mitigar os efeitos da ação humana onde reina o esplendor da natureza.

Grão de areia no deserto, Gota d’água no oceano 

Ambição do ser humano Pode pôr tudo a perder 

Já é hora de pensar… pro futuro renascer

Chora cavaco!

 

Para saber mais:

Existem infinitos maiores que outros? (V.3, N.2, P.1, 2020) 

Como sabemos do que são feitas as estrelas e os planetas que estão a anos-luz de nós? (V.6, N.6, P.2, 2023) 

 

Referências

BRYSON, Bill. Breve história de quase tudo. Companhia das Letras, 2020.

Edwin Hubble, Proceedings of the National Academy of Sciences, vol. 15 no. 3, pp.168-173

Gaviões da fiel 2024 – Vou te levar pro infinito – clipe oficial. YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OztUBtUEHo0&list=WL&index=5.

Existe algo INFINITO no UNIVERSO? YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Besz71oK1TI.

O que existe no LADO de FORA do UNIVERSO? YouTube. Disponível em: https://youtu.be/JME5YGY5cV4?si=zhKUEet5_RPNfCD-.

Compartilhe:

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *