Tem inseticida na papinha (V.6, N.9, P.1, 2023)

Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify
Tempo de leitura: 4 minutos
#acessibilidade: Imagem de seis potes de vidro dispostos em círculo, contendo papinhas de diferentes cores: branca acinzentada, amarela, branca amarelada, verde, branca e cor de laranja. Em cada potinho há uma colher de plástico enfiada e na ponta de cada colher um símbolo amarelo com uma caveira preta, indicando perigo. Há também no centro do círculo formado pelos potes o mesmo símbolo.

Texto escrito por Vanessa Verdade

Para tudo! Tem inseticida na papinha do nenê!

É isso mesmo que você leu! Mas antes de continuar, em solidariedade às mães deste Brasil varonil: calma, mesmo que você tenha dado papinha hoje para seu bebê, ele está bem. Então para que esse susto? Para que ele continue assim! Cientistas brasileiros em colaboração com cientistas espanhóis detectaram pelo menos 17 agrotóxicos em papinhas de bebês industrializadas, daquelas que compramos em supermercados. As quantidades dessas substâncias presentes não são fatais e estão abaixo do permitido segundo os padrões da União Europeia, pelo menos até onde se sabe. Sim, um pouquinho de inseticida e fungicida na comida, tudo bem…só não pode ter muito…só não pode comer sempre. Difícil segurar o tom irônico ou alarmista em se tratando desse assunto. 

Já falamos sobre agrotóxicos em 2019, quando o ministério da agricultura do governo que assumia o poder já havia liberado mais agrotóxicos no novo ano do que a quantidade liberada em todo o ano de 2018, já atípico dadas as altas quantidades liberadas. Além disso, havia um discurso de modernização, alterar o nome de agrotóxicos para defensivos agrícolas…faz diferença quando está na papinha do seu bebê? Desculpa acrescentar mais uma coisa nessa cabeça já cheia de preocupação e culpa, queridas mamães e queridos papais, mas a ignorância é só ignorância, não é benção. Cabeça tranquila não elimina problema. Conhecimento que leva a ação, sim! 

Foi a primeira vez que cientistas testaram papinhas incluindo carnes e vegetais além daquelas que incluem somente frutas. A lista dos sabores de papinhas estudadas é grande, cerca de trinta sabores de combinações de carne e frango com legumes e doze de frutas variadas. Em todas havia fungicida ou inseticida, em muitas, mais de um tipo de cada uma dessas substâncias e, em várias, havia os dois tipos, sempre em quantidades permitidas, exceto para a papinha contendo morango, em que o inseticida se encontrava bem acima dos limites permitidos. Notem que a culpa da presença dessas substâncias não é dos fabricantes de papinha. Os agrotóxicos estão na matéria prima. A papinha que você fizer em casa pode conter também fungicidas e inseticidas que aumentam a produtividade da lavoura. O Difenoconazol, fungicida, foi detectado em mais da metade dos sabores de papinhas estudados. Pode causar danos no fígado, irritação nos olhos e pele. Em peixes, desregula os hormônios. E em nossos bebês? Ah, tem só um pouquinho… (além de agrotóxico,como avisamos antes, este texto contém ironia).

Alguns dos inseticidas encontrados são piretroides, o mesmo grupo presente nos inseticidas domésticos. A exposição direta a essas substâncias pode causar náuseas, dores de cabeça e irritação dos olhos e pele, mas os efeitos da exposição crônica são mais difíceis de serem demonstrados. Como determinar que o quadro clínico de uma pessoa é resultado da quantidade de fungicida ou inseticida que ela ingeriu junto com a papinha na infância? São muitos possíveis fatores envolvidos. Isolar a causa é quase impossível.

Além disso, sabemos que consumimos agrotóxicos de outras fontes. A água que consumimos, mesmo filtrada, contém uma diversidade de substâncias, entre eles, agrotóxicos. Existe um sistema de vigilância da qualidade da água para o consumo humano no Ministério da Saúde onde consta um mapa que mostra a detecção e concentração de agrotóxicos encontrados em 2.300 cidades de 2014 a 2017 (procure sua cidade aqui). 

Quando em nome da produtividade e do lucro passamos a alimentar nossos filhos com inseticida, algo claramente não vai bem. Inseticidas e fungicidas estão na água e nos alimentos. E agora? Vamos viver de orgânicos e água mineral? Essa não é uma solução a qual todos tenham acesso e não garante nossa segurança a longo prazo. Precisamos incorporar o sentimento e a consciência de que de nada vale produto, lucro, consumo, sem qualidade de vida e saúde. Sabemos que a saúde humana depende diretamente da saúde ambiental. Esse deve ser um tema prioritário, político e de tomada de decisões. Sejamos egoístas, vamos preservar o meio ambiente para preservar a nós mesmos.

 

Fontes: 

Prata, R. et al., 2022. Targeted and non-targeted analysis of pesticides and aflatoxins in baby foods by liquid chromatography coupled to quadrupole Orbitrap mass spectrometry. Food Control 139 (2022) 109072

Por trás do alimento. Você bebe agrotóxicos? Descubra se a água da sua torneira foi contaminada, de acordo com dados do Sisagua. Disponível em: https://portrasdoalimento.info/agrotoxico-na-agua.

 

Para saber mais:

LaMotte, S. 2022. Homemade baby food contains as many toxic metals as store-bought options, report says. CNN Health. Disponível em: https://edition.cnn.com/2022/08/11/health/homemade-baby-food-toxic-metals-wellness/index.html.

Compartilhe:

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *