Como saber a situação da sua cidade frente ao novo coronavírus? (V.3, N.8, P.5, 2020)

Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify
Tempo de leitura: 6 minutos
#acessibilidade Mapa por satélite do ABC Paulista, focado nas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, com uma ilustração representando o SARS-CoV-2 no canto esquerdo superior.

Em meio à pandemia o que não falta são noticiários falando sobre o novo coronavírus, com dados mundiais, nacionais e estaduais. Sites como o da Universidade Johns Hopkins e o Worldometers atualizam frequentemente seus dados por país, o do ministério da Saúde mostra os dados por estado e iniciativas como a da Fiocruz e do Brasil.IO são ainda mais completos. Ainda assim, se você não mora em uma capital ou um grande centro urbano, pode ser difícil encontrar o mesmo nível de detalhes. Pensando nisso, analisei os dados de três municípios: Santo André (SA), São Bernardo do Campo (SBC) e São Caetano do Sul (SCS), de forma que qualquer um consiga reproduzir a análise para outros municípios.

Primeiramente é bom deixar claro de onde vieram estes dados. A grande maioria veio dos boletins oficiais das secretarias de Saúde dos municípios (SA, SBC e SCS), alguns publicados em formato de imagem, o que não apenas não é acessível como também dificulta muito a coleta. Em alguns casos os dados não estavam disponíveis: os dados anteriores a 23 de Abril em SA, os anteriores a 30 de Março SBC e os anteriores a 28 de Março em SCS. Para estes casos utilizei os dados da plataforma da Fiocruz citada anteriormente. Eles possuem algumas inconsistências e divergências em relação aos dados oficiais, mas nada tão grave a ponto de comprometer a análise e fiz o que pude para corrigi-los. Outro problema é que alguns boletins oficiais não constavam nos sites das secretarias, por isso preenchi os números da melhor forma possível. A planilha com todos os dados utilizados, bem como o código para sua visualização podem ser encontrados no meu GitHub* para serem vistos, checados e utilizados por qualquer um que quiser.

Com tudo isso esclarecido, podemos começar a visualização. O foco deste post será no número de casos confirmados e no número de óbitos, por isso começo com uma comparação dia a dia dos três municípios.

Aparentemente SBC é quem está em uma situação mais grave, com o maior número de casos confirmados e óbitos, mas há algo que deve ser levado em consideração: SBC é a cidade mais populosa das três e SCS é a menos. São Bernardo do Campo tinha 736.466 habitantes em 2010, enquanto Santo André tinha 568.538 e São Caetano do Sul 149.263. Assim, é de se esperar que SBC tenha mais casos. Para eliminar essa diferença, vejamos o comparativo de casos confirmados e óbitos por 100 mil habitantes.

Agora vemos que SCS foi o mais afetado dos três no início da pandemia, mas SBC de fato lidera em casos confirmados.

Com esses números é possível calcular a letalidade observada em cada município. Segundo dados mais recentes, a letalidade do novo coronavírus é estimada em 0,6%. É pouco provável que estejamos enfrentando uma versão mais mortal do vírus, então números mais elevados podem indicar uma subnotificação de casos.

letalidade 1024x683 - Como saber a situação da sua cidade frente ao novo coronavírus? (V.3, N.8, P.5, 2020)

Como esperado, a letalidade aparece bem mais alta do que deveria, com SA chegando a atingir 10% de letalidade em Maio e SBC chegando aos 18% em Abril e aos 13% em Junho. Atualmente a letalidade está em queda em ambos, ficando bem abaixo dos 5%, enquanto em SCS ela está subindo e atingindo essa marca.

Até então só olhamos para os números acumulados, vejamos os números diários.

casos diarios SA 1024x683 - Como saber a situação da sua cidade frente ao novo coronavírus? (V.3, N.8, P.5, 2020) casos diarios SBC 1024x683 - Como saber a situação da sua cidade frente ao novo coronavírus? (V.3, N.8, P.5, 2020) casos diarios SCS 1024x683 - Como saber a situação da sua cidade frente ao novo coronavírus? (V.3, N.8, P.5, 2020)Algo em comum entre os três municípios é a queda no número de casos confirmados nos fins de semana e posterior subida quando a semana se inicia. Creio que isso se deva aos laboratórios que param aos fins de semana, com mais resultados saindo em dias úteis. Também é bom salientar que grandes números não necessariamente estão ligados a um maior contágio, mas podem indicar um grande número de testes em um curto período de tempo, como deve ser o caso dos dois dias em que SBC teve mais de dois mil casos positivos.

obitos diarios SA 1024x683 - Como saber a situação da sua cidade frente ao novo coronavírus? (V.3, N.8, P.5, 2020) obitos diarios SBC 1024x683 - Como saber a situação da sua cidade frente ao novo coronavírus? (V.3, N.8, P.5, 2020) obitos diarios SCS 1024x683 - Como saber a situação da sua cidade frente ao novo coronavírus? (V.3, N.8, P.5, 2020)

Felizmente o número de óbitos diários é bem menor. Importante notar: este número indica a data em que os óbitos pelo novo coronavírus foram confirmados, não necessariamente o número de pessoas que faleceram no dia. Isso porque o resultado do teste pode levar alguns dias e um falecimento só entra nos números de óbitos por COVID-19 se tiver testado positivo para o novo coronavírus.

Assim como o número de casos confirmados, o número de óbitos também tem flutuações de acordo com o dia da semana, por isso uma alternativa para estimar melhor a curva é utilizar uma média móvel de 7 dias, por exemplo, de forma a minimizar o efeito do dia da semana.media movel casos SA 1024x683 - Como saber a situação da sua cidade frente ao novo coronavírus? (V.3, N.8, P.5, 2020) media movel casos SBC 1024x683 - Como saber a situação da sua cidade frente ao novo coronavírus? (V.3, N.8, P.5, 2020) media movel casos SCS 1024x683 - Como saber a situação da sua cidade frente ao novo coronavírus? (V.3, N.8, P.5, 2020)

Utilizando a média móvel é possível observar os períodos com picos de contágio e as quedas logo depois. Embora até a última atualização destes dados o número de casos nos três municípios esteja em queda, não é hora de baixar a guarda. Lembre-se que ainda não há vacina nem remédio com eficácia comprovada contra o novo coronavírus, embora hajam bons candidatos para ambos. Fique em casa se puder e se cuide.

* Eu encorajo todos a realmente verem os dados e tentarem reproduzir com outros municípios. Isso servirá não apenas como informação, mas também como um ótimo aprendizado.

Fontes:

Fonte da imagem destacada: CDC no Pexels | Google Maps

https://www2.santoandre.sp.gov.br/index.php/boletins-oficiais-covid-19-coronavirus

https://coronavirus.saocaetanodosul.sp.gov.br/boletins

https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/coronavirus/boletins

https://bigdata-covid19.icict.fiocruz.br/

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2020/08/03/oms-estima-que-taxa-real-de-letalidade-da-covid-19-seja-de-06.htm

Para saber mais:

Lista de vacinas em teste contra o novo coronavírus feita pelo New York Times

Visualização de dados com o IMPA

Outros divulgadores:

Acompanhe o Peixe Babel no Medium, YouTube e Instagram para mais dados

Acompanhe o Atila Iamarino no Twitter, YouTube e quinzenalmente no podcast Xadrez Verbal falando sobre o novo coronavírus

Acompanhe o Mapa Colaborativo onde ações de combate à Covid-19 são mapeadas

Acompanhe as ações da UFABC contra Covid-19, como a instalação de um hospital de campanha, produção de EPIs, pesquisas, ações comunitárias, etc

Nos acompanhe! Aqui no Guia já produzimos diversos textos sobre o novo coronavírus!

Compartilhe:

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *