300 (V.6, N.3, P.2, 2023)

Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify
Tempo de leitura: 3 minutos
#acessibilidade: no canto esquerdo da imagem há o personagem Leônidas, do filme 300, utilizando um jaleco e olhando para o lado oposto da imagem. O fundo está borrado e se assemelha a um laboratório.

Texto feito em colaboração com: Marcelo S. Pena e Vanessa K. Verdade

Este número, 300, normalmente nos remete ao filme americano de 2006, inspirado em quadrinhos e que, de maneira fantasiosa, relata a Batalha de Termópilas durante as Guerras Persas. Na verdade, não eram 300 guerreiros, mas cerca de 7 mil espartanos contra o incrível número de 250 mil persas, liderados pelo rei Xerxes, interpretado pelo nosso superstar brasileiro, Rodrigo Santoro.

Hoje não vamos falar “desse” número 300, mas de outros, associados a “curiosidades”.

No último dia 6 de março, às vésperas do dia internacional da mulher, Antonio Guterres, o atual secretário-geral da ONU, disse que a igualdade entre homens e mulheres, no ritmo em que está crescendo, só acontecerá daqui a 300 anos. Esse é um dado assustador! Os estudos apontados pela ONU mulheres mostram que em alguns países menos desenvolvidos o número de mulheres conectadas à internet pode ser menor que 20%. No mundo, as mulheres são apenas 30% nas carreiras STEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemática, da sigla em inglês) e, nas carreiras ligadas à inteligência artificial, a grande onda do momento, apenas 20% são mulheres.

E o que podemos fazer nesse sentido?

Uma iniciativa é apresentar às meninas as carreiras que envolvem as áreas de ciências. Se você é da Grande São Paulo, que tal uma visita à Sabina? Ao Catavento? Ao Butantan? Nem só de vacinas vive o Butantan! Lá você também encontra  o  Macacário, o famoso Serpentário a céu aberto, o Reptilário, o Museu Biológico com serpentes icônicas brasileiras como as jararacas, sucuris e surucucu-pico-de-jaca, e até famosas estrangeiras como a naja,  o Museu de Microbiologia, o Museu Histórico e até um parque! Temos atrações científicas espalhadas por muitas cidades no Brasil também. Além disso, é possível fazer visitas virtuais a diversos museus de história natural (o Museu de Londres tem uma visita virtual super legal!). Além disso, tem canais incríveis sobre ciências para crianças. Como não amar o Manual do Mundo?

No entanto, há muito ainda o que fazer! Uma das nossas iniciativas é justamente escrever sobre ciência e também sobre mulheres na ciência. As mulheres devem se ver representadas em todas as áreas. Já viram nosso especial sobre mulheres? Temos procurado contar mais sobre como mulheres estão presentes nas carreiras STEM. E por falar em mulheres cientistas, sabia que até hoje 60 mulheres ganharam o Nobel (é, pois é, alguns vão pensar que são muitas, pois só conheciam a Marie Curie – que diga-se de passagem ganhou dois prêmios, o de Física e o de Química – mas na verdade isso é só 3% do total de ganhadores do Prêmio Nobel, o restante são todos homens). Melhor que 3 dividido por 100 (que é o que significa 3 “por cento”), seria 3 x 100 mulheres ganhadoras de Nobel!

E por que 300 é especial? Será que é por que é um número redondo? Ou a soma de dez números primos consecutivos (13 + 17 + 19 + 23 + 29 + 31 + 37 + 41 + 43 + 47)? Bom, amamos números primos, tão especiais que não se dividem por ninguém, só por eles mesmos e por 1. Mas não é por isso que hoje o número 300 é especial para nós.

O tempo voou e este já é o 300o artigo do Guia dos Entusiastas da Ciência! Estamos super felizes de ter chegado até aqui! Que venham mais 300 artigos! Em 2018, ano que este blog foi criado, tivemos 6500 visitantes. Só no mês de fevereiro de 2023, foram cerca de 19500 visitas. Adivinha? 300% de crescimento! Agradecemos a cada um de nossos leitores e colaboradores. Aliás, sobre o que vocês querem saber mais? Comentem abaixo!

 

Fontes:

Imagem de destaque criada por Stable Diffusion

 

Para saber mais:

Batalha de Termópilas – A verdadeira história dos 300 de Esparta, por Túlio Vilela

Comissão da ONU sobre a Situação da Mulheres (CSW67).

23 cientistas brasileiras que todos precisam conhecer.

Compartilhe:

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *