(Português do Brasil) Cromo, mocinho ou vilão? (V.5, N.5, P.4, 2022)

Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Reading time: 4 minutes

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

#acessibilidade: cena do filme “Erin Brockovich – Uma mulher de talento”, com Julia Roberts ao centro e Albert Finney e Conchata Ferrell ao seu lado.

Um dia desses, em uma conversa descontraída, surgiu um tema super legal: filmes! Lembramos de um chamado Erin Brockovich – Uma mulher de talento. Um drama/romance, baseado em fatos reais, em que a protagonista foi interpretada por nada menos que a talentosa Julia Roberts. 

Erin é uma advogada em um pequeno escritório de advocacia em uma cidade no deserto americano. Resumidamente, a protagonista encontra fichas médicas arquivadas e descobre que uma grande companhia era supostamente responsável pela contaminação do lençol d’água que abastece a cidade. Mas afinal, o que pode ser tão terrível ou tão nocivo a ponto de causar contaminação e mesmo mortes? 

Se você não assistiu o filme deve estar curioso e se você assistiu irá se lembrar… do cromo! Ao longo do desenrolar da trama muitas vezes é falado sobre o tal cromo e para complicar um pouco surge o cromo 3 e o cromo 6, também chamados cromo trivalente e cromo hexavalente, respectivamente. É o mesmo metal, mas com números de oxidação diferentes. Cromo pode ser representado na forma iônica como Cr3+, CrO42- (cromato) e Cr2O72- (dicromato) – é fácil perceber que o primeiro é aquele com número de oxidação 3 (III – em química usamos também os números romanos para indicar o estado de oxidação) e os outros dois apresentam o cromo com número de oxidação 6 (VI).

Mas antes de entender qual das espécies de cromo é a mais nociva vale a pena comentar que o cromo hexavalente é utilizado em alguns processos de galvanização (cromatização) conferindo maior resistência a corrosão em aço, por exemplo, e também como recurso decorativo em peças de automóveis, metais sanitários, eletrodomésticos, entre outros. Sim, esse é o metal usado para fazer lindas peças cromadas. Compostos de cromo também são utilizados na indústria de pigmentos e em curtumes. Já vem de um bom tempo a tentativa da substituição do cromo hexavalente pelo cromo trivalente na cromatização. 

Você já deve ter percebido que o vilão da história é o cromo (VI). Pois então, os compostos de Cr(VI) são considerados agentes mutagênicos (podem causar mutações em nosso DNA, infelizmente nada tipo X-men), carcinogênicos (sim, podem causar câncer!), teratogênicos (que pode produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez) e ambientalmente perigosos. Tais características dos compostos de Cr (VI) têm resultado em um uso cada vez mais restrito. 

Por outro lado, o cromo é um oligoelemento e, portanto, desempenha um papel importante em nosso planeta e na fisiologia humana. Como já percebido, a essencialidade depende da espécie química do cromo. O Cr(III) apresenta certa essencialidade, pois é uma espécie química importante para algumas funções no organismo humano, como por exemplo para o metabolismo normal da glicose. Mesmo com sua essencialidade o Cr(III) pode se tornar tóxico em altas doses. A ingestão diária (consumo recomendável) de cromo trivalente (em microgramas por dia – µg dia-1) varia entre 20 e 45 µg dia-1 dependendo da faixa etária, gênero, entre outras condições, como por exemplo gestantes e lactantes. A dose recomendada para bebês e crianças é inferior à faixa citada.

A “nada” essencialidade da espécie química de Cr(VI) se deve à sua alta permeabilidade em membranas biológicas. A similaridade da estrutura química entre os íons cromato, sulfato (SO42-) e fosfato (PO43-) resulta na entrada do íon cromato nas células. Para complicar um pouco mais… quando a espécie de Cr(VI) entra na célula, ela se torna cromo pentavalente (Cr5+), cromo tetravalente (Cr4+) e por fim a cromo trivalente, por meio da ação de agentes redutores como ácido ascórbico, glutationa e cisteína. Opa! O Cr (III) é essencial e ao final do processo de redução ele aparece novamente? Então não teria problema, certo? Errado! A ação carcinogênica do cromo hexavalente é motivo de muitos estudos ainda, mas um deles indica que durante o processo de redução do Cr(VI) a Cr(III) são formadas espécies reativas de oxigênio (os famosos radicais livres), que juntamente com os compostos intermediários do cromo podem causar danos ao DNA.

Resumidamente, os íons Cr(III) não permeiam facilmente a membrana lipídica, enquanto os íons cromato utilizam os transportadores de ânions (como sulfato e fosfato) para ultrapassar a barreira. Complicado? Um pouco…e o objetivo do texto não é elucidar na totalidade os mecanismos mutagênicos do cromo hexavalente, longe disso, os objetivos são dois: (i) chamar a atenção para importância da essencialidade e toxicidade e sua relação com a espécie química e (ii) contar o final do filme (Erin Brockovich – Uma mulher de talento)… espera, contamos ou não? Melhor não, né? Bom filme!

Para saber mais: 

Verônica Ferreira Lima e Fábio Merçon, Metais Pesados no Ensino de Química (texto)

Renata Maria Padovani, Jaime Amaya-Farfán, Fernando Antonio Basile Colugnati, Semíramis Martins Álvares Domene. Dietary reference intakes: aplicabilidade das tabelas em estudos nutricionais (texto)

Fonte da imagem destacada: Cena do filme “Erin Brockovich – Uma mulher de talento” 

Compartilhe:

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *