Ciência POP #3 (V.3, N.4, P.2, 2020)

Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify
Tempo de leitura: 3 minutos
#acessibilidade Foto de uma ampulheta ao centro com relógios desfocados no fundo. A areia está quase toda na parte de cima, caindo aos poucos.

Continuando nossa série de posts onde listamos semanalmente cinco filmes, séries, animações ou outras obras que tenham cientistas como seus personagens principais ou que tenham como tema principal a ciência, bem-vindo(a) ao Ciência POP #3!

Este texto não contém spoilers

A chegada / Arrival (2016) – 1 hora e 56 minutos

Várias naves alienígenas pousam em diferentes pontos da Terra e cada país deve decidir como lidar com essa novidade. No caso dos EUA, a Dra. Louise Banks, especialista em linguística interpretada por Amy Adams, e Ian Donnelly, físico interpretado por Jeremy Renner, são chamados por militares para aprenderem com os alienígenas e determinarem se vieram em paz ou não. Mas a desconfiança de militares e governantes de diversas nações para com os alienígenas e uns com os outros pode acabar estragando tudo. Vencedor de diversos prêmios, como o Oscar de melhor edição de som, e com outras indicações, como o Oscar de melhor filme e melhor diretor, A chegada foi um sucesso de público e crítica e está disponível para aluguel e compra no YouTube e Google Play.

Esquadrão do Tempo / Time Squad (2001) – 26 episódios com em média 22 minutos divididos em duas temporadas

Em um futuro distante, onde a viagem no tempo é uma realidade, a existência de um Esquadrão do Tempo é necessária para manter a história intacta. Por algum motivo a história começa a ser modificada e cabe ao agente Brito Abelardo, homem de muitos músculos e pouca paciência, e ao robô Lawrence 3000 (ou apenas Larry), criado para lidar com diplomacia, mas colocado no Esquadrão quando seus serviços diplomáticos não eram mais necessários. Nenhum deles tem qualquer conhecimento sobre história, então em uma de suas viagens, para hora e local errados, acabam encontrando e recrutando Otto Lino, um órfão que gosta muito de ler. De seu satélite-base partem para missões em várias épocas e lugares e encontram figuras como Napoleão, Confúcio e Da Vinci. Esquadrão do Tempo é transmitido toda quarta-feira às 5:45h pelo Cartoon Network.

Viagem à Lua de Júpiter / Europa Report (2013) – 1 hora e 29 minutos

Alguns meses depois de partir rumo à Europa, um dos satélites naturais de Júpiter, a missão Europa Um perde comunicação com a Terra. Sozinhos no espaço, a equipe comandada por William Xu, interpretado por Daniel Wu, agora deve tentar consertar a comunicação e terminar a missão de chegar ao satélite e procurar por vida. Viagem à Lua de Júpiter é um filme found footage, em que acompanhamos tudo o que acontece com a tripulação por meio das câmeras instaladas na nave e nos trajes. Há ainda uma participação de Neil deGrasse Tyson.

Stein;Gate (2011) – 24 episódios de 24 minutos

Em Akihabara no Japão, Rintarō Okabe, também conhecido como o cientista louco Hououin Kyouma, é o fundador do Laboratório de Experimentos do Futuro, um apartamento/laboratório que compartilha com seus amigos Daru, um hacker experiente, e Mayuri, uma amiga de infância. Um dia, por acidente, Okabe acaba criando uma máquina de viagem no tempo usando em microondas, um celular e uma banana. Explorando esta nova descoberta junto de sua “assistente”, a cientista e pesquisadora de viagem temporal Kurisu Makise, conseguem alterar o passado causando modificações no presente, mas isso não passa despercebido à “Organização” e agora precisarão fazer de tudo para evitar um futuro inadmissível.

O homem que viu o infinito / The Man Who Knew Infinity (2016) – 1 hora e 49 minutos

Drama biográfico que conta a história de Srinivasa Ramanujan, interpretado por Dev Patel, um matemático de uma região pobre da Índia que, após enviar uma carta ao matemático G. H. Hardy, interpretado por Jeremy Irons, é admitido na Universidade de Cambridge durante a Primeira Guerra. Deixando família para trás, ele embarca para a Inglaterra para finalmente estudar matemática. Por não ter tido educação formal e pelo preconceito de outros professores e estudantes, o começo de sua estadia na universidade é difícil, mas seu talento será suficiente para abrir muitas portas. O homem que viu o infinito está disponível na Netflix e para comprar e alugar no YouTube e Google Play.

E você, conhece algum que não está nesta lista? Indica pra gente nos comentários!

Fontes:

Fonte da imagem destacada: Foto de Jordan Benton no Pexels

Compartilhe:

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *