Proteínas, aminoácidos, whey protein… O que é tudo isso? (V.6, N.10, P.4, 2023)

Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify
Tempo de leitura: 4 minutos
#acessibilidade : Imagem com fundo branco e ao centro uma porção de whey protein derramado e com uma colher cheia por cima, ao lado está uma garrafa de cor transparente e tampa preta com conteúdo em pó dentro.

Texto escrito por Renato D. Cunha e Roberto Eduardo Dias

Todo mundo que já pisou em uma academia visando ganhar aquele shape para o verão (ou para melhorar a saúde) se perguntou uma coisa. Devo tomar proteínas? Mas que tipo? Creatina? Whey Protein? Albumina? As opções atualmente no mercado fitness são inúmeras, e sem o acompanhamento de um nutricionista não é recomendado sair colocando tudo o que dizem que é bom na boca.

Antes de qualquer coisa, vamos revisar o que é uma proteína, onde vivem e do que se alimentam (sic). Basicamente, as macromoléculas orgânicas constituídas por uma sequência aminoácidos enlaçados por ligações peptídicas são as proteínas. Essas gigantes do mundo nanométrico (escala atômica da química) compõem a maioria das nossas células, e são responsáveis pelas funções celulares, ou seja, basicamente regulam metabolismos de tudo o que é vida.

Parece importante, não? Pois é, e bioquimicamente falando as proteínas estão organizadas em diferentes estruturas, as primárias, quando há uma sequência de aminoácidos em linha, a secundária, quando há alguns padrões estruturais nessa sequência, a terciária, uma estrutura completa de proteína com apenas um polipeptídio, e a quaternária, que é a estruturação interagente de mais de um polipeptídio. 

estrutura das proteinas - Proteínas, aminoácidos, whey protein... O que é tudo isso? (V.6, N.10, P.4, 2023)

#acessibilidade: Imagem em fundo branco onde mostra em ordem ás estruturas da proteína, da esquerda à direita começando pela primária, secundária, terciária e quartenária.

Ainda podemos classificar as proteínas como: ordenadas, quando há, ao menos, estrutura terciária definida e conhecida, as parcialmente desordenadas, onde se vê algumas partes em estrutura primária e outras em estrutura secundária, e não há uma estruturação terciária solida da macromolécula, por exemplo, a calmodulina. Também há as proteínas intrinsicamente desordenadas, como a sequência da Sic1 que liga com Cdc4, importante para regulação de doenças metabólicas (podemos falar disso no futuro), nesse caso, toda a sequência está em sua estrutura primária, sendo difícil prever com exatidão a estrutura da proteína e suas propriedades.

Mas eu posso tomar meu Whey Protein com iogurte e frutas, ou não? Para responder essa pergunta eu chamei reforço, o nutricionista Roberto Eduardo Dias (insta: @nutrirobertoeduardo), que escreveu esse texto junto comigo, e agora vamos esclarecer de uma vez por todas tudo sobre esse tal de Whey Protein.

O Whey protein é um subproduto adquirido a partir do leite da vaca onde é retirado seu soro e é uma proteína completa com todos os aminoácidos essenciais (significa que são aminoácidos que nosso corpo não sintetiza, então necessitamos de uma fonte externa para obtê-los). Atualmente, temos 3 tipos de Whey Protein no mercado: concentrado, que possui no mínimo 80% proteína em composição; isolado, com no mínimo 90% de proteínas na porção, e o hidrolisado (Mínimo de 90% de proteínas). Nesta última proteína é realizado a Hidrólise das proteínas em peptídeos para uma melhor digestão e absorção. Isso significa que as proteínas já estão mais picotadas na ingestão, o que pode ser benéfico para pessoas com problemas de digestão de proteínas.

Uma dica para comprar uma boa proteína é:

  • uma boa quantidade de Whey Protein por porção.
  • somente Whey Protein nos ingredientes
  • adoçantes naturais como Xilitol, Stevia e Eritritol.

A digestão dessa proteína começa no estômago, através das enzimas digestivas presentes no suco gástrico, sendo quebradas em peptídeos e depois em aminoácidos, ocorrendo absorção no intestino delgado. O Whey Protein é recomendado para idosos para manutenção da massa muscular e prevenção contra a sarcopenia (perda da massa muscular). Também altamente usado por praticantes de atividade física para regeneração e crescimento muscular. E pode ser usado por todos que necessitam de um complemento de proteínas na sua rotina visando saúde e manutenção da massa muscular.

 

Fontes:

Imagem destacada: a imagem pertence ao iStock, acessado em Whey Protein: para que serve, como tomar e quais os melhores tipos. UOL. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2022/10/18/whey-protein-para-que-serve-como-tomar-melhores-tipos.htm

Imagem do texto: Proteínas Virais no Protein Data Bank. Casa da Ciências. Disponível em: https://rce.casadasciencias.org/rceapp/art/2020/022/.

 

Para saber mais:

Canal Ciência todo dia – vídeo “Como os músculos crescem”. Disponivel em: https://www.youtube.com/watch?v=jaJ_-89w8fE.

Canal Olá, Ciência! – vídeo sobre Whey. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1zNSNE_z_lg.

Canal Leandro Twin (Treinador físico). Disponível em: https://www.youtube.com/@LeandroTwin.

Canal Renato Cariani (Químico e atleta de fisiculturismo). Disponível: https://youtube.com/@renatocariani?si=B4PWD0BTC4rlXVBS.

Compartilhe:

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *