(Português do Brasil) ASTROEM (V.2, N.2, P.1, 2019)

Facebook Instagram YouTube Spotify

Sorry, this entry is only available in Português do Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Reading time: 5 minutes

Sorry, this entry is only available in Português do Brasil and Español. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in this site default language. You may click one of the links to switch the site language to another available language.

#acessibilidade Fundo branco, na esquerda se pode ver a parte inferior de um foguete descolando, enquanto na direita há o nome ASTROEM com um foguete no lugar da letra ó.

Texto escrito pelo colaborador Wesley Góis

O ASTROEM (acrônimo que significa astronomia e astronáutica no ensino médio) é um projeto de extensão financiado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal do ABC (UFABC). Este projeto, coordenado pela equipe de professores vinculados ao curso da Engenharia Aeroespacial – UFABC – Prof. Dra. Claudia Celeste Celestino de Paula Santos, Prof. Dr. Wesley Góis, Prof. Dr. Loreto Pizzuti e Prof. Dra. Cláudia Lozada, teve sua primeira versão no ano de 2013 e tem como público-alvo os alunos do ensino médio e fundamental de escolas públicas da região do ABC Paulista. Em 2018, o ASTROEM foi aplicado pela sexta vez consecutiva. Vale lembrar que desde 2015, além dos módulos didáticos de astronomia e astronáutica, o ASTROEM incorporou, em suas atividades, os módulos de aeronáutica e mecânica aplicada.

Ressalta-se que um dos objetivos do Projeto de extensão ASTROEM é integrar as principais temáticas da Engenharia Aeroespacial com os conteúdos formativos dos alunos do ensino básico, no sentido de destacar, para estes alunos, que tudo o que eles estudam na escola tem aplicação no seu dia a dia e nas questões científicas e tecnológicas do mundo contemporâneo. Especificamente, o que se pretende, no final de um ciclo de aplicação do ASTROEM, é que o aluno cursista entenda, minimamente, os princípios básicos do funcionamento e da importância dos satélites, telescópios, aviões, drones, robôs, foguetes, sondas, ônibus espacial e outros produtos estudados e pesquisados na Engenharia Aeroespacial. Espera-se também que seja fortalecido no aluno cursista o gosto pelo estudo, pela pesquisa científica e vocação para uma carreira na área de ciência e tecnologia.

A principal metodologia do ASTROEM é desenvolver um conjunto de aulas teóricas e experimentais de assuntos relacionados com astronomia, astronáutica, aeronáutica e mecânica aplicada, fundamentadas nas estratégias pedagógicas do projeto pedagógico da UFABC, do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T), da Engenharia Aeroespacial e da metodologia STEM (acrônimo em inglês usado para designar quatro áreas do conhecimento: Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática – Science, Technology, Engineering, and Mathematics), ver Figura 01. É importante salientar que as aulas do ASTROEM são ministradas por alunos de graduação da UFABC.

01 - (Português do Brasil) ASTROEM (V.2, N.2, P.1, 2019)
Figura 01 – Módulos Didáticos do ASTROEM

Nas aulas do projeto ASTROEM, procura-se aplicar a interdisciplinaridade, fazendo conexões obrigatórias entre os tópicos abordados nos módulos-chave do ASTROEM (astronomia, astronáutica, aeronáutica e mecânica aplicada) com os conteúdos das disciplinas clássicas do ensino básico, e proporcionar aos alunos do ASTROEM uma aprendizagem significativa. Ainda durante as aulas, tem-se também a apresentação de situação-problema onde o aluno é desafiado no sentido de desenvolver modelos matemáticos para representação dos fenômenos estudados em cada aula. Algumas das atividades do ASTROEM são inspiradas no material desenvolvido pela NASA disponível neste endereço.

Tem-se, por exemplo, no módulo de astronáutica, o estudo dos foguetes. Com esse tópico, apresenta-se o impacto desse produto na história da humanidade, a corrida espacial e como a matemática, física e a química são fundamentais para explicar o lançamento dos foguetes. Assim, com o experimento de lançamento de foguetes de garrafa PET, ver Figura 02, os alunos do ASTROEM podem praticar a interdisciplinaridade (analisam e descrevem o movimento oblíquo, fazem cálculos estequiométricos, avaliam as leis de Newton). Já no módulo de aeronáutica é apresentada a divergência histórica na questão invenção do avião, a utilização do avião nas grandes guerras, a mecânica do voo, a importância do avião no comércio mundial e na mobilidade.

01 1 - (Português do Brasil) ASTROEM (V.2, N.2, P.1, 2019)
Figura 02 – Experimento de Foguetes de Garrafa PET

No módulo de astronomia, apresenta-se a importância desta ciência para o desenvolvimento da humanidade, questões relacionadas com a observação de corpos celestes, sistema solar e telescópios. Na mecânica aplicada, emprega-se a plataforma Lego Mindstorms NXT®, ver Figura 03, como objetivo de apresentar conceitos da mecânica (força, velocidade, aceleração, atrito, tensão, deformação, momento, etc.) e linguagem de programação. Ressalta-se que estes são alguns dos exemplos de tópicos tratados nos módulos didáticos do ASTROEM e que o desenvolvimento do ASTROEM não se fundamenta somente nestes casos apresentados.

01 2 - (Português do Brasil) ASTROEM (V.2, N.2, P.1, 2019)
Figura 03 – Experimento utilizando a plataforma Lego Mindstorms NXT ®

Durante todos esses anos de atividades do ASTROEM, os professores coordenadores e equipe de trabalho, ver Figura 04, tiveram à preocupação de apresentar o projeto e os resultados do ATROEM em diversos eventos científicos nacionais e internacionais. Em 2018, com base num curso de robótica educacional desenvolvido no XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF 2017, foram propostas duas ações de formação de professores do ensino básico sobre a metodologia do ASTROEM – uma presencial – professores da região da grande São Paulo e outra no formato de curso à distância – dedicado aos professores do Colégio Estadual Abdias Bezerra da cidade de Ribeirópolis – Sergipe.

01 3 - (Português do Brasil) ASTROEM (V.2, N.2, P.1, 2019)
Figura 04 – ASTROEM – 2018 – professores coordenadores e alguns membros da equipe de trabalho

Por fim, tem-se observado, durante todos esses anos de aplicação do projeto, que o ASTROEM estimula o interesse pela ciência, contribui para a popularização da ciência e divulgação científica, integra a Universidade e as escolas de educação básica, contribui na formação de professores (promovendo a reflexão sobre sua prática nas aulas) e também para a alfabetização científica e tecnológica dos alunos do ensino fundamental e médio. Para maiores detalhes sobre o projeto ASTROEM, recomenda-se uma visita ao site e à página do Facebook do ASTROEM .

Prof. Dr. Wesley Góis – Professor do Bacharelado em Ciência e Tecnologia e Engenharia Aeroespacial da UFABC.

Fontes:

Fonte da imagem destacada: página ASTROEM no Facebook.

Compartilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *