O que as vacas têm a ver com o efeito estufa? (V.1, N.4, P.2, 2018)

Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify
Tempo de leitura: 2 minutos
#acessibilidade Vaca em um pasto comento capim e olhando intrigada para a câmera com duas outras vacas comendo ao fundo.

Como já comentamos em outros textos, o efeito estufa é um fenômeno natural causado pela habilidade de algumas moléculas de refletir radiação, aquecendo a atmosfera. Dentre essas moléculas estão a água (H2O), o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4).

As vacas além de emitirem CO2 por meio da sua respiração, também emitem uma quantidade grande de metano pelo seu sistema digestivo. Estima-se que uma vaca pode emitir entre 70 e 120 kg de metano por ano!! Isso, considerando o poder de aquecimento do metano que é mais de 20 vezes maior que do CO2, equivale à queima de 1.000 L de petróleo, o suficiente para um veículo percorrer mais de 12.000 km.

Claro que não temos como impedir o gado de emitir essa quantidade de metano, pois faz parte dos processos digestivos naturais dos animais, mas a contribuição das vacas não para por aí. Ainda temos que considerar que, usualmente, uma área de vegetação deve ser destruída para a formação do pasto, deixando de absorver o CO2 da atmosfera, como comentamos anteriormente. Além disso, na pecuária como um todo, a emissão de gases do efeito estufa provenientes da produção dos fertilizantes usados no cultivo da ração do gado e a energia envolvida nesse processo e na criação dos animais em si, também entram na conta da emissão das vacas. Somando isso tudo, estima-se que a contribuição da pecuária seja de mais de 250 milhões de toneladas de CO2 por ano!

Vejam que a culpa não é diretamente das vacas… todo o processo de criação de gado está envolvido na emissão considerada. O aumento da população mundial levou a um aumento na produção de carne, o que aumentou as emissões desse setor, chamando a atenção dos ambientalistas. Essa questão serve também como base para a tendência mundial de redução do consumo de carnes e laticínios.

Cabe lembrar que não é eliminando completamente o consumo de carne que acabaremos com a emissão dos gases do efeito estufa. A agricultura como um todo é responsável por cerca de 18% de todos os gases responsáveis pelo efeito estufa.

Fontes:

Fonte da imagem destacada: nicolee_camacho on Foter.com / CC BY-NC-ND

https://timeforchange.org/are-cows-cause-of-global-warming-meat-methane-CO2

Para saber mais:

https://www.todamateria.com.br/efeito-estufa/

http://www.environment.gov.au/climate-change/climate-science-data/climate-science/greenhouse-effect

Compartilhe:

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *