Ciência POP #8 (V.3, N.5, P.3, 2020)

Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify
Tempo de leitura: 3 minutos
#acessibilidade Foto de um médico da metade do rosto até a barriga. Ele é branco e está abrindo a camisa que está por baixo do jaleco e mostrando uma camiseta branca, imitando a forma como o Superman abre a camisa e mostra o uniforme. O médico ainda veste uma capa vermelha amarrada ao pescoço e tem um estetoscópio pendurado.

Continuando nossa série de posts onde listamos semanalmente cinco filmes, séries, animações ou outras obras que tenham cientistas como seus personagens principais ou que tenham como tema principal a ciência, bem-vindo(a) ao Ciência POP #8!

Este texto não contém spoilers

Splice – A nova espécie / Splice (2009) – 1 hora e 47 minutos

Um casal de engenheiros genéticos, Dr. Clive Nicoli, interpretado por Adrien Brody, e Dra. Elsa Kast, interpretada por Sarah Polley, trabalham com uma técnica chamada splicing para criar híbridos a fim de obter proteínas para uso  em drogas comerciais. Após obterem sucesso na criação dos dois primeiros espécimes, em uma ideia brilhante que claramente não tinha como dar errado, mesmo contrariando vários princípios éticos e normas do próprio laboratório, os dois resolvem usar material genético humano em um novo espécime e acabam criando Drenn, uma híbrida humana interpretada por Delphine Chanéac e Abigail Chu. Será que deu tudo certo neste suspense e eles viveram felizes para sempre? Vai ter que assistir para descobrir.

Extremis (2016) – 24 minutos

Extremis é um documentário em formato de curta-metragem que acompanha a rotina de médicos de um hospital estadunidense que acompanham cinco pacientes e precisam discutir com eles e com suas famílias se devem prolongas suas vidas ou deixá-los morrer. É forte. É pesado. É necessário. Se for assistir uma única obra desta série de posts, assista este. Ele está disponível na Netflix.

Polyopticon

O Polyopticon é um kit de lentes, prismas e peças para montagem fabricado pela empresa brasileira DFV no século passado. Seguindo o manual é possível utilizar as peças para montar microscópios, lunetas, binóculos, periscópios e lupas. Se você tem um pequeno cientista em casa esse pode ser um presente muito legal. Por ser um item antigo, não está mais em fabricação, mas pode ser encontrado a venda usado em sites como o Mercado Livre.

Ao final do texto há um unboxing e review completo.

O curandeiro da selva / Medicine Man (1992) – 1 hora e 42 minutos

Uma companhia farmacêutica envia a Dra. Rae Crane, interpretada por Lorraine Bracco, para a Amazônia para trabalhar como assistente do Dr. Robert Campbell, interpretado por Sean Connery, um respeitado pesquisador que está há anos vivendo em uma aldeia indígena e acredita ter descoberto a cura do câncer. Falta de estrutura, problemas pessoais e queimadas ainda ameaçam seu sucesso. O filme conta ainda com José Wilker interpretando o Dr. Miguel Ornega.

Ponto de Virada (2019) – 12 episódios com em média 30 minutos

Este Podcast da B9 Podcasts fala sobre desafios na carreira. Se você está mudando de carreira e está perdido, vai prestar o vestibular ou já ingressar na faculdade e não sabe o que esperar, vai fazer o TCC, intercâmbio, pós-graduação, etc., o Ponto de Virada pode te ajudar. Você vai ouvir entrevistas com pessoas que já passaram ou que estão passando pelas mesmas coisas que você e que podem te aconselhar nisso. O primeiro episódio, “Entrei na faculdade, e agora?”, conta com a participação do professor Fernando Costa Mattos da UFABC. Você pode ouvir todos os episódios direto no site, no Spotify ou em qualquer agregador de podcasts. Você não está sozinho(a).

E você, conhece algum que não está nesta lista? Indica pra gente nos comentários!

Fontes:

Fonte da imagem destacada: Fundo foto criado por freepik – br.freepik.com

Outros divulgadores:

Vídeo SUPER PODERES na VIDA REAL [UNBOXING/REVIEW] do canal Vini Marangon no YouTube

Compartilhe:

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *