(Português do Brasil) Ciência POP #6 (V.3, N.4, P.12, 2020)

Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify

Sorry, this entry is only available in Português do Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Reading time: 3 minutes

Sorry, this entry is only available in Português do Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

#acessibilidade Ilustração de uma pequena ilha de formato arredondado com uma rocha marrom à esquerda, quatro palmeiras à direita, arbustos nos dois extremos, algumas conchas e com um pouquinho do mar aparecendo abaixo. O fundo da imagem é branco.

Continuando nossa série de posts onde listamos semanalmente cinco filmes, séries, animações ou outras obras que tenham cientistas como seus personagens principais ou que tenham como tema principal a ciência, bem-vindo(a) ao Ciência POP #6!

Este texto não contém spoilers

Interestelar / Interstellar (2014) – 2 horas e 49 minutos

Em um futuro não tão distante pragas ameaçam o futuro da humanidade como a conhecemos. Em um plano para garantir a sobrevivência da raça humana, o professor John Brand, interpretado por Michael Caine, lidera uma missão da NASA que pretende enviar uma equipe de astronautas a três planetas candidatos a fim de garantir que pelo menos um deles seria habitável. Enquanto isso, o ex-piloto da NASA Joseph “Coop” Cooper, interpretado por Matthew McConaughey, tem contato com uma inteligência desconhecida que lhe transmite coordenadas para chegar à instalação do professor Brand, onde acaba recrutado para liderar a missão e parte em direção a um futuro incerto. Interestelar conta com a melhor representação de um buraco negro que você verá em um filme e com um Oscar de Melhores Efeitos Visuais. Você pode comprá-lo ou alugá-lo no YouTube ou Google Play.

A ilha / The island (2005) – 2 horas e 16 minutos

Em 2019, após o mundo sofrer uma contaminação que poupou somente uma ilha paradisíaca, uma comunidade de sobrevivente vive sob regras rígidas em uma instalação, sonhando com o dia em que serão sorteados e finalmente poderão ir morar na ilha. É com o que sonham Jordan Two Delta, interpretada por Scarlett Johansson, e muitos outros, mas Lincoln Six Echo, interpretado Ewan McGregor, começa a questionar a veracidade da história que o contaram. Você pode comprar ou alugar A ilha no YouTube ou Google Play e questionar os limites éticos da ciência ao assisti-lo.

Kerbal Space Program (2011) – PS4/Xbox One/Windows/Mac OS/Linux/Wii U

KSP é um jogo que te permite comandar o recém-nascido programa espacial dos Kerbais, extraterrestres verdes e desajeitados. Neste simulador você construirá foguetes e naves espaciais, tentará decolar, pousar, explorar, realizar missões e estudos científicos fora da nave, etc. Kerbal Space Program ganhou diversos prêmios e deve ter uma sequência lançada ainda este ano. Ele pode ser comprado pelo site oficial ou pela Steam.

Ilha dos cachorros / Isle of dogs (2018) – 1 hora e 41 minutos

Nesta simpática animação dirigida por Wes Anderson, um vírus da gripe canina se espalha por uma cidade do Japão e a solução do prefeito é enviar todos os cachorros para uma ilha lixão, mesmo com um cientista local estando muito próximo de criar uma vacina para a doença. Na ilha, agora rebatizada como Ilha dos Cachorros, eles sobreviverão a base de restos até que um garoto, dono do primeiro cão banido, consegue chegar até lá a procura de seu amigo e uma trama política acabará sendo revelada. Você pode comprá-lo ou alugá-lo no YouTube ou Google Play.

Alexandria / Ágora (2009) – 2 horas e 6 minutos

Alexandria conta a história de Hipátia, interpretada por Rachel Weisz, uma filósofa, matemática e astrônoma que lecionou na Biblioteca de Alexandria entre os séculos IV e V. Em um momento conturbado da história, onde a população tradicional ainda cultua os deuses gregos, mas o império romano mostra predileção pela fé judaica e, principalmente, pela fé cristã, Hipátia se mantém como pensadora livre e dedica-se aos seus estudos. Foi a primeira mulher documentada como tendo sido matemática.

E você, conhece algum que não está nesta lista? Indica pra gente nos comentários!

Fontes:

Fonte da imagem destacada: Água vetor criado por brgfx – br.freepik.com

Compartilhe:

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *