(Português do Brasil) Quais cores devo comer? (V.4, N.1, P.4, 2021)

Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify

Sorry, this entry is only available in Português do Brasil and Español. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in this site default language. You may click one of the links to switch the site language to another available language.

Reading time: 5 minutes

Sorry, this entry is only available in Português do Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

#acessibilidade Imagem contendo tigelas com diferentes alimentos coloridos, como champignon, cebola roxa, morango, mirtilo, framboesa, uva verde, pêssego, tomate, abacate e limão.

Texto escrito pelos colaboradores Carlos Leonardo Luza, Ana Clara Gonzalez de Souza, Marina de Monroe Gonçalves e Wandson Lukas do Nascimento Amorim

Cores chamam a atenção de todos os animais, para os humanos não seria diferente. Elas servem como estímulos, agindo sobre nossas escolhas ou decisões. Dentre essas decisões temos, por exemplo, a escolha do que comer.

Nós animais nos reproduzimos através de reprodução sexuada e nos espalhamos pelo mundo pelas nossas pernas, porém as plantas fazem isso por mecanismos um tanto quanto diferentes. Algumas apresentam sementes voadoras, outras são polinizadas e uma grande parte apresenta frutos. Os frutos das plantas são, em sua grande maioria, coloridos e chamativos e isso faz com que os animais se sintam atraídos a pegá-los e eventualmente comê-los, depositando o caroço ou a semente mais distante do que o lugar de origem da fruta.

Desde pequenos somos instruídos a comer de forma colorida, alguns de nós apresenta resistência para isso, mas no geral nos alimentamos com alimentos de cores bem variadas. Essas cores que estamos acostumados a ver são resultado da ação de pigmentos naturais, substâncias que além de colorir trazem efeitos benéficos à saúde humana atuando na proteção do organismo e prevenção de doenças.

A partir das cores dos alimentos, podemos identificar a presença de certos tipos de pigmentos que desempenham diversas funções no nosso organismo.

Os alimentos brancos, como couve-flor, cogumelo e alho, apresentam o pigmento flavina, que protege nosso sistema imunológico reforçando suas defesas, favorecem a renovação celular e colaboram na manutenção e formação dos ossos. Podemos citar alguns elementos, como couve-flor, coco, cebola e cogumelos.

flavina - (Português do Brasil) Quais cores devo comer? (V.4, N.1, P.4, 2021) Flavina
coconut - (Português do Brasil) Quais cores devo comer? (V.4, N.1, P.4, 2021) Coco seco partido ao meio

Alimentos vermelhos, como a pimenta, cereja e tomate, contêm pigmentos licopenos que ajudam a regular os batimentos cardíacos, são primordiais para o funcionamento dos músculos e para o sistema nervoso. Apresentam efeito antioxidante atuando contra os radicais livres, cooperam na regulação dos batimentos cardíacos, na prevenção do stress, previnem contra o aparecimento de cânceres além de promoverem a circulação sanguínea.

licopeno - (Português do Brasil) Quais cores devo comer? (V.4, N.1, P.4, 2021) Licopeno
red fruits - (Português do Brasil) Quais cores devo comer? (V.4, N.1, P.4, 2021) Vasilha contendo morangos, amoras, mirtilos e framboesas

O betacaroteno, presente nos alimentos amarelados ou alaranjados, promove a manutenção dos cabelos e dos tecidos, melhora a visão noturna e age no metabolismo de gorduras. São exemplos desses alimentos a abóbora, mamão e laranja.

betacaroteno - (Português do Brasil) Quais cores devo comer? (V.4, N.1, P.4, 2021) Betacaroteno
oranges - (Português do Brasil) Quais cores devo comer? (V.4, N.1, P.4, 2021) Saco de laranjas.

As cores arroxeadas ou azuladas, presentes em alimentos como a cebola roxa, o repolho roxo e a jabuticaba, são características das antocianinas que facilitam a transformação de carboidratos e outros nutrientes em energia.

antocianinas - (Português do Brasil) Quais cores devo comer? (V.4, N.1, P.4, 2021) Antocianinas
beterrabas - (Português do Brasil) Quais cores devo comer? (V.4, N.1, P.4, 2021) Imagem de beterrabas e rabanetes em uma cesta

O verde está presente nos alimentos que possuem clorofila, alimentos esses que apresentam propriedades anticancerígenas, efeito desintoxicante e efeito antioxidante. Essa cor é encontrada em verduras como couve e espinafre, em frutas e legumes como o kiwi e o chuchu.

clorofila a - (Português do Brasil) Quais cores devo comer? (V.4, N.1, P.4, 2021) Clorofila A
alimentos verdes - (Português do Brasil) Quais cores devo comer? (V.4, N.1, P.4, 2021) Imagem contendo suco verde, salsão, salsinha, maçã verde, pepino e repolho

Por fim, os alimentos marrons promovem o funcionamento regular do intestino e ajudam no controle de colesterol, diabetes, entre outros. Alguns exemplos são: as castanhas, as nozes e os cereais de um modo geral. No caso desses alimentos não se tem um composto específico que confere essa coloração.

alimentos marrons - (Português do Brasil) Quais cores devo comer? (V.4, N.1, P.4, 2021) A imagem contém castanhas, nozes e uvas-passas

A maioria das pessoas desconhece os benefícios que os pigmentos naturais nos alimentos exercem em nossos corpos. Então, agora que você sabe um pouco mais sobre o potencial das cores na dieta humana, use e abuse das cores, não deixe mais os vegetais parados no prato, alimente-se com consciência, abrace as cores para sua vida!

Fontes:

Fonte da imagem destacada: Imagem de silviarita por Pixabay

Fonte da imagem 1: Autores

Fonte da imagem 2: Imagem de Zozz_ por Pixabay

Fonte da imagem 3: Autores

Fonte da imagem 4: Imagem de Luisella Planeta Leoni por Pixabay

Fonte da imagem 5: Autores

Fonte da imagem 6: Imagem de Paul Brennan por Pixabay

Fonte da imagem 7: Autores

Fonte da imagem 8: Imagem de skeeze por Pixabay

Fonte da imagem 9: Autores

Fonte da imagem 10: Imagem de Rohtopia por Pixabay

Fonte da imagem 11: Imagem de ecogreenlove por Pixabay

https://revistavegetarianos.com.br/noticias/as-cores-dos-alimentos-e-seus-beneficios/

ROCHA, D. S.; REED, E. Pigmentos naturais em alimentos e sua importância para a saúde. Revista Estudos, v. 41, n. 1, p. 76–85, 2014.

HAMERSKI, L. REZENDE, M. J. C. SILVA, B. V. Usando as Cores da Natureza para Atender aos Desejos do Consumidor: Substâncias Naturais como Corantes na Indústria Alimentícia. Revista Virtual de Química, v. 5, n. 3, p. 394-420, 2013.

VOLP, A. C. P. RENHE, I. R. T. STRINGUETA, P. C. Pigmentos Naturais Bioativos. Alimentos e Nutrição Araraquara, v. 20, n. 1, p. 157-166, 2009.

CANÃS, G. J. S. BRAIBANTE, M. E. F. A Química dos Alimentos Funcionais. Química Nova na Escola, v. 41, n. 3, p. 216-223, 2019.

Compartilhe:

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *