Por que as frutas mudam de cor e sabor? (V.5, N.1, P.2, 2022)

Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify
Tempo de leitura: 4 minutos
#acessibilidade Fotografia de uma flor de tomate e 7 tomates em fases diferentes de maturação. O primeiro tomate mais à esquerda está plenamente maduro e à direita os demais estão dispostos gradualmente em direção ao menos maduro, terminando com a flor, mais à direita.

É inegável que para podermos saborear uma deliciosa fruta precisamos escolher a de melhor aparência, ela precisa ter uma coloração atrativa e um aroma agradável. Na hora de morder o primeiro pedaço… descobrimos que fizemos a escolha certa! Isso porque ela tem textura e sabor deliciosamente apetitosos. Se tivéssemos escolhido a mesma fruta com uma coloração esverdeada, provavelmente a experiência não seria tão agradável. Mas, afinal, você sabe porque existe essa variação de cores e sabores nas frutas?

Muitas vezes nós temos o hábito de acreditar que as plantas são “bondosas” ao oferecer uma diversidade de recursos, como os alimentos. A verdade é que a natureza é muito mais complexa que isso e tanto a flora quanto a fauna dependem mutuamente entre si. As plantas que são capazes de desenvolver frutos apresentam uma vantagem evolutiva em relação aos outros tipos de plantas. Os frutos protegem as sementes e possuem uma série de adaptações que permitem que elas sejam mais eficientemente dispersas no ambiente. Enquanto isso, os animais têm um importante papel nesse processo. Os animais frugívoros se alimentam do fruto e não danificam as sementes, as dispersando em locais propícios para germinação e desenvolvimento de novos indivíduos. Dessa forma, nessa relação todos são beneficiados de alguma forma!

Certo, mas como funciona o processo de maturação das frutas?

Ele é regulado para que as sementes estejam ao alcance do dispersor apenas quando elas estiverem desenvolvidas o suficiente para germinar. Esse desenvolvimento é ordenado por processos metabólicos e garantem o sucesso reprodutivo da planta. Imagine uma situação em que, por fora, uma fruta pareça bastante madura e atrativa, mas suas sementes ainda estão imaturas. Um animal faminto naturalmente irá ingerir a fruta e irá dispersar as sementes. Como elas não estavam prontas ainda, não serão capazes de desenvolver novos indivíduos e a planta sai dessa história com um prejuízo. A planta investiu bastante energia no desenvolvimento do fruto, mas não recebeu nenhum retorno.

Assim, a planta só consegue atrair o dispersor com cores e aromas agradáveis. Com isso, ao provar, o animal deve experienciar texturas e sabores condizentes com o prometido. E é exatamente nesses pontos que a maturação vai agir! Vamos citar alguns exemplos desse processo, mas vale ressaltar que ele inclui muito mais etapas e não se resume apenas ao que será descrito.

Normalmente os frutos imaturos são verdes e quando começam a amadurecer mudam de cor. O fruto deixa de produzir clorofila, que são organelas verdes responsáveis pela fotossíntese. Eles também passam a produzir pigmentos carotenóides, que são responsáveis pelos tons amarelados, alaranjados e avermelhados, e antocianinas, que dão uma coloração mais voltada para o violeta e o azul. Quanto ao aroma, o fruto deixa de produzir alguns compostos voláteis que fornecem o aroma de fruto “verde”, semelhante ao cheiro de grama cortada. Nesse momento, passam a prevalecer os aromas florais ou frutados.

Quando o fruto ainda não está maduro os açúcares da parede celular ficam bem entrelaçados e firmes. Com a maturação a planta produz enzimas que os afrouxam, tornando a textura mais macia. E, falando em açúcares, é iniciada a produção de glicose, frutose e sacarose, que dão o sabor adocicado à fruta. Já o sabor não é mais acompanhado da famosa adstringência, aquele gosto de banana verde. Esse sabor é causado pela interação entre as proteínas da nossa saliva e os taninos presentes no fruto, que na maturação passam a diminuir de quantidade.

bananas - Por que as frutas mudam de cor e sabor? (V.5, N.1, P.2, 2022)

#acessibilidade Fotografia de 3 pares de bananas, o primeiro par à esquerda já passou do ponto de maturação e exibe uma coloração escura, o do meio está plenamente maduro e é amarelo e o último, a direita, ainda está verde.

Tudo isso é regulado pelos hormônios presentes nas plantas. O principal deles é o etileno, muito presente em frutas climatéricas, como a banana. Ele é um gás que está presente em todo o fruto, desde a casca até o interior. O gás etileno é muito usado para acelerar o amadurecimento de frutas. No caso das bananas, por exemplo, os produtores fazem a colheita ainda quando estão verdes. Eles aplicam o etileno para promover a maturação apenas quando estão próximas de serem comercializadas, facilitando a logística. Mas você também pode testar isso na sua casa! Pegue um cacho de bananas verdes e embrulhe com jornal, isso vai aprisionar o etileno e irá acelerar a maturação. Em torno de alguns dias você terá um saboroso cacho de bananas maduro.

Fontes:

Fonte da imagem destacada: Alena Brozova/shutterstock

Fonte da imagem 1: cegli/Fotolia

Vídeo aula Ciclo vital dos frutos e vegetais (Maturação, amadurecimento e senescência) do canal Weysser Felipe Cândido de Souza

Vídeo Como acontece a maturação dos frutos climatéricos e não climatéricos do canal Manual da Fruticultura

Compartilhe:

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *