(Português do Brasil) Livro – Professor, para que estudo isso? (V.1, N.1, P.1, 2018)

Facebook Instagram YouTube Spotify

Sorry, this entry is only available in Português do Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Reading time: 2 minutes

Sorry, this entry is only available in Português do Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

#acessibilidade Capa do livro Professor, para que estudo isso?

Muitas vezes, especialmente no Ensino Médio, nos questionamos porque temos que estudar certas matérias. Foi procurando respostas para esta pergunta, especialmente para a área de ciências e matemática, que o grupo WhatSci! escreveu um livro. Veja mais na resenha abaixo, escrito pela jornalista Nicete Campos:

O livro “Professor, para que estudo isso?”, da Editora Livraria da Física, contou com a organização dos pesquisadores Cassiano M. Aono, Gabriela Dias da Silva e Paula Homem de Mello da Universidade Federal do ABC, atendendo a uma demanda que se faz presente em sala de aula. Este livro, que foi escrito por alunos de graduação, pós-graduação e professores desta Universidade, foi produzido baseado nas questões selecionadas do Ensino Médio, em função da alegação de que as diferentes e diversas temáticas sobre ciência e tecnologia não são abordadas. Na contramão deste suposto, o livro ensina que os conceitos básicos por traz desses temas são explorados sim, e que tais conceitos estão presentes e interconectam as diferentes disciplinas. Um elo que une as ciências naturais é a linguagem nela encontrada, ou seja, a universal matemática, vista por ângulos tão simples e relacionados com tantas áreas prazerosas, que fica fácil gostar e aplicar, pois convergem para as disciplinas menos temidas pelos estudantes.
Alguns subtítulos são aqui exemplificados: “Existe química” entre duas pessoas?”; “Por que não existem digitais nem íris iguais?”; “É possível sair de um buraco negro?”; “As coisas têm cheiro no espaço?”, ou ainda, “É possível a vida baseada em outro elemento químico que não o carbono?”.

Esta primeira edição, lançada no fim de 2017, conta com 188 páginas. É um esforço conjunto de professores e alunos de diferentes cursos da Universidade Federal do ABC. A iniciativa de extensão à comunidade escolar vai além, pois os “curiosos” não escolares podem também se beneficiar com esta leitura lúdica, clara e objetiva.”

Nicete Campos – Jornalista (MTB – 16.921)

Informações de contato estão disponíveis na página da Editora Livraria da Física. Clique aqui para adquirir o livro

Fontes:

Fonte da imagem destacada: Paula Homem de Mello

Compartilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *