(Português do Brasil) Por que o céu é azul? (V.1, N.2, P.8, 2018)

Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify
Tiempo de leer: 2 minutos

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

#acessibilidade Céu azul, luz do Sol.

Você já deve ter se perguntado: «Por que o céu é azul? Será que é porque a água dos oceanos é refletida nele?» Já adianto que a explicação para esse efeito não está relacionada com a reflexão da cor da água dos oceanos.

Todos nós temos a noção de que a luz que vem do Sol é branca/amarelada (evite olhar diretamente para o Sol sem a proteção de óculos especiais). A luz pode ser imaginada como uma onda – se você amarra uma corda na maçaneta de uma porta e começa a movimentar a extremidade que está segurando para cima e para baixo, formará ondas, embora não consigamos «ver» tais ondas na luz.

Se você aumentar a frequência com que movimenta a corda para cima e para baixo, a distância entre os pontos mais altos (ou mais baixos) diminuirá, o que tem implicação direta com o chamado «comprimento de onda». Como a luz branca do Sol é formada pela junção de inúmeras cores – cada cor que enxergamos tem um comprimento de onda específico – os menores comprimentos de onda visíveis serão absorvidos pelas moléculas do ar e, então, espalhados novamente.

O ar que compõe a atmosfera da Terra é composto, principalmente, por nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e outros gases, por isso a interação entre a luz do Sol e os elétrons que compõem as moléculas do ar «selecionará» a cor visível com menor comprimento de onda que é, exatamente, a cor azul. A cor vermelha, que tem maior comprimento de onda, será favorecida quando a interação entre a luz solar e as moléculas da atmosfera tiverem um menor ângulo de inclinação com relação à superfície terrestre, o que acontece quando o Sol está se pondo e, dessa forma, vemos uma coloração mais avermelhada do céu.

Fonte:

Fonte da imagem destacada: Fábio Furlan Ferreira.

Física Básica – Matéria e Interações – Vol. 2, 4a edição – Chabay, Ruth W.; Sherwood, Bruce A.

Outros divulgadores:

Vídeo do canal Manual do Mundo sobre a cor do céu

Vídeo do canal Ciência Todo Dia sobre a cor do céu

Compartilhe:

1 comentário(s) em “(Português do Brasil) Por que o céu é azul? (V.1, N.2, P.8, 2018)

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *