Por que o céu é azul? (V.1, N.2, P.8, 2018)

Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify
Tempo de leitura: 2 minutos
#acessibilidade Céu azul, luz do Sol.

Você já deve ter se perguntado: “Por que o céu é azul? Será que é porque a água dos oceanos é refletida nele?” Já adianto que a explicação para esse efeito não está relacionada com a reflexão da cor da água dos oceanos.

Todos nós temos a noção de que a luz que vem do Sol é branca/amarelada (evite olhar diretamente para o Sol sem a proteção de óculos especiais). A luz pode ser imaginada como uma onda – se você amarra uma corda na maçaneta de uma porta e começa a movimentar a extremidade que está segurando para cima e para baixo, formará ondas, embora não consigamos “ver” tais ondas na luz.

Se você aumentar a frequência com que movimenta a corda para cima e para baixo, a distância entre os pontos mais altos (ou mais baixos) diminuirá, o que tem implicação direta com o chamado “comprimento de onda”. Como a luz branca do Sol é formada pela junção de inúmeras cores – cada cor que enxergamos tem um comprimento de onda específico – os menores comprimentos de onda visíveis serão absorvidos pelas moléculas do ar e, então, espalhados novamente.

O ar que compõe a atmosfera da Terra é composto, principalmente, por nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e outros gases, por isso a interação entre a luz do Sol e os elétrons que compõem as moléculas do ar “selecionará” a cor visível com menor comprimento de onda que é, exatamente, a cor azul. A cor vermelha, que tem maior comprimento de onda, será favorecida quando a interação entre a luz solar e as moléculas da atmosfera tiverem um menor ângulo de inclinação com relação à superfície terrestre, o que acontece quando o Sol está se pondo e, dessa forma, vemos uma coloração mais avermelhada do céu.

Fonte:

Fonte da imagem destacada: Fábio Furlan Ferreira.

Física Básica – Matéria e Interações – Vol. 2, 4a edição – Chabay, Ruth W.; Sherwood, Bruce A.

Outros divulgadores:

Vídeo do canal Manual do Mundo sobre a cor do céu

Vídeo do canal Ciência Todo Dia sobre a cor do céu

Compartilhe:

1 comentário(s) em “Por que o céu é azul? (V.1, N.2, P.8, 2018)

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *