(Português do Brasil) Aprendemos quando assistimos uma aula em x2? (V.5, N.2, P.3, 2022)

Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Tiempo de leer: 3 minutos

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

#acessibilidade Estudante vestida com blusa rosa, usando earphone e fazendo sinal de “vê” com as mãos (representando o número dois) enquanto assiste aula online em um notebook.

Já precisou assistir uma vídeo-aula com o vídeo acelerado? Esse é um hábito que tem se disseminado pela sociedade nos últimos anos, principalmente após o fechamento das escolas por causa da pandemia de COVID-19. Seja pelo pouco tempo disponível ou pela ansiedade de acabar o vídeo logo, assistir no x2 se tornou uma opção a ser considerada. Não é à toa que aplicativos de mensagem tem aderido a esse recurso nas gravações de voz. As perguntas que ficam são: será que isso é eficiente? Estamos tendo prejuízos com esse tipo de hábito, ou só ganhos pela economia de tempo?

Pensando nisso, durante o ano de 2021, pesquisadores da Universidade da Califórnia, Los Angeles (ou UCLA), elaboraram um experimento (Dillon H. Murphy et al. , 2022) que contou com a participação de 231 estudantes, divididos em 4 grupos que assistiram vídeo-aulas de 13-15 minutos, sem tomar notas ou pausa-los:

pontuacao aula - (Português do Brasil) Aprendemos quando assistimos uma aula em x2? (V.5, N.2, P.3, 2022)

Após assistirem os vídeos, os grupos realizaram dois testes contendo 20 questões de múltipla escolha e verdadeiro-ou-falso, com pontuação total de 40 pontos. O primeiro teste foi feito imediatamente após assistir o vídeo e o segundo após uma semana. As pontuações médias podem ser vistas na imagem acima.

A partir dos resultados, os pesquisadores concordam que a perda de compreensão das aulas não parece ser relevante até a velocidade x2 (dobro da velocidade), sendo prejudicada por velocidades maiores.

Como explica Castel, um dos pesquisadores, a maioria das pessoas fala em uma taxa de 150 palavras por minuto. Os ouvintes começam a perder compreensão do que está sendo dito por volta de 275 palavras por minuto, o que explica os resultados e a resistência até o dobro da velocidade.

Então, podemos assistir nossas aulas gravadas livremente em x2?

Os próprios pesquisadores concordam que os estudantes devem usar o tempo ganho para estudos mais aprofundados, ter contato com outros materiais e praticar com testes práticos, e não simplesmente usar a velocidade para ganhar tempo, além de respeitar seu limite de compreensão.

Portanto, sejamos conscientes com nosso estudo. Aprender é um processo, não um produto que absorvemos no menor tempo possível.

Que tal aproveitar e ver os resultados na prática, o GEC e a UFABC possuem canais no Youtube com conteúdos de divulgação científica (pode assistir na velocidade que você quiser, o importante é aprender):

Guia dos Entusiastas da Ciência – YouTube

Neurocast UFABC – YouTube

Antártica ou Antártida? – YouTube

Podcast CienciON – UFABC – YouTube

Minutos de Botânica – YouTube

Aurora Ciência – YouTube

Fontes:

Fonte da imagem destacada: Pixabay

MURPHY, Dillon H. et al. Learning in double time: The effect of lecture video speed on immediate and delayed comprehension. Applied Cognitive Psychology, v. 36, n. 1, p. 69-82, 2022. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/acp.3899?af=R

How much do students learn when they double the speed of their class videos? | UCLA (texto em inglês)

Learning in double time: The effect of lecture video speed on immediate and delayed comprehension – Murphy – – Applied Cognitive Psychology – Wiley Online Library(texto em inglês)

Compartilhe:

1 comentário(s) em “(Português do Brasil) Aprendemos quando assistimos uma aula em x2? (V.5, N.2, P.3, 2022)

  1. Esse estudo é bacana mesmo – e vale também olhar outros resultados fora do período da pandemia, como este aqui feito no Japão
    https://jaems.jp/contents/icomej/vol11/06_Nagahama.pdf

    E este aqui feito com alunos de medicina nos EUA

    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5785174/

    Dados os tipos de estudos, talvez seja possível inferir que há elementos linguísticos associados também à retenção de conteúdo em mídia acelerada.

    Abraço e sigam o bom trabalho!!!

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *